Cemig conquista Selo Ouro em programa brasileiro que certifica ações de sustentabilidade empresarial

Iniciativa verifica e qualifica as organizações em relação à redução da emissão de gases de efeito estufa

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Referência em sustentabilidade no setor elétrico, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) conquistou mais um reconhecimento pela sua atuação em defesa do meio ambiente.

A Cemig recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, principal instrumento usado no país para quantificar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de uma organização.

A certificação corresponde ao nível mais alto de qualificação do programa, concedida às empresas que demonstraram o atendimento de todos os critérios de completude e transparência na publicação de seu inventário de GEE.

A iniciativa foi criada em 2008 para estimular a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE no Brasil, estabelecendo uma agenda de enfrentamento às mudanças climáticas nas organizações e proporcionando instrumentos e padrões de qualidade internacional para a contabilização dessas emissões.

A Cemig foi inscrita no programa em 2023 e, logo no primeiro ano de participação, conquistou a melhor qualificação que pode ser concedida. “É a primeira vez que a Cemig tem os dados de emissão relatados na Plataforma de Registro Público e conseguimos obter o nível máximo de reconhecimento concedido às empresas que apresentam seus dados de emissão de forma completa, e verificado por terceira parte”, explica o gerente de Sustentabilidade da companhia, Adiéliton Galvão.

“É o reconhecimento dos esforços da companhia na promoção de ações sustentáveis que dialogam com o tema da transição energética e valoriza o compromisso da empresa com a adoção de medidas que vão impactar positivamente no meio ambiente”, comenta Adiéliton Galvão.

O gerente de Sustentabilidade da Cemig frisa os benefícios desta publicação para a sociedade. “A divulgação de forma transparente dos inventários corporativos de emissões de GEE das organizações participantes permite que o público tenha acesso aos dados e, de forma didática, utilize a ferramenta para analisar o que cada organização está fazendo dentro desta temática”.

Compromissos climáticos

A Cemig vem se empenhando no monitoramento de indicadores pertinentes, de maneira a priorizar iniciativas alinhadas a um futuro de baixo carbono. Assim, a empresa busca identificar as principais fontes de emissão dos gases de efeito estufa para a elaboração de estratégias e a implantação de iniciativas que dialoguem com as práticas sustentáveis.

A companhia aderiu ao Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e segue adotando medidas inovadoras para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e zerar as emissões líquidas de carbono até 2040.

Sobre o programa

O GHG Protocol é um pacote de padrões, orientações, ferramentas e treinamentos para que empresas, organizações e governos mensurem e gerenciem as emissões de gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global.

O Programa Brasileiro GHG Protocol é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro, e ao desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE).

O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) e o World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 empresas.

 



Últimas