Cemig assina acordo de cooperação com TRE-MG para as Eleições 2024

Companhia terá esquema especial para garantir fornecimento de energia nos locais de votação dentro da área de concessão da companhia

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) assinaram, nesta segunda-feira (22/7), um acordo de cooperação técnica para ações de infraestrutura e suporte para a realização das eleições de 2024.

O objetivo é garantir o fornecimento de energia nos mais de 9 mil locais de votação espalhados pelos 774 municípios dentro da área de concessão da companhia, além do atendimento rápido às ocorrências, para que todo mineiro apto a votar possa exercer a sua cidadania. A assinatura foi realizada na sede do TRE-MG, na capital mineira, pelo presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, e pelo presidente do tribunal, desembargador Ramom Tácio.

O presidente da Cemig disse que a companhia está honrada por servir à democracia brasileira, apoiando o TRE-MG na realização de eleições justas. “Todo nosso aparato será empenhado para garantir o fornecimento de energia para todos os locais de votação. Para isso, fizemos inspeções prévias e estamos colocando equipes especializadas para atender qualquer emergência”, garantiu.

“Como cidadão e como responsável pela empresa, é um motivo de orgulho fazer parte desse evento tão importante da democracia e, desde já, parabenizo o tribunal pela excelência no trabalho que desempenham”, completou.

O desembargador Ramom Tácio ressaltou que energia é fundamental para a realização das eleições. “Estamos fazendo um trabalho para que o eleitor fique na posição de destaque, porque ele é o nosso personagem principal. A Cemig é importantíssima nesse aspecto, porque ela vai nos dar a possibilidade do exercício do voto livre, seguro e com independência, deixando a nossa democracia ainda mais consolidada em Minas e no país”, destacou o presidente do TRE-MG.

Compromissos

Entre as atividades que deverão ser desempenhadas pela Cemig, estão a garantia do fornecimento de energia nos locais de votação e de totalização dos votos na área de concessão, no primeiro e no segundo turno, a elaboração de um plano de contingência geral e regional para atender ocorrências de falhas na energia e a realização de inspeções preventivas.

Além disso, a companhia se comprometeu ainda a participar da Sala de Situação do TRE-MG, para acompanhar a situação e agilizar a resposta e a disponibilização de um canal de contato exclusivo com a Justiça Eleitoral.

O acordo contempla medidas que serão realizadas a partir da assinatura do acordo até a conclusão da totalização dos votos do segundo turno das Eleições 2024.