Campanha conscientiza folião sobre condutas consideradas crimes

Polícia Civil está com cerca de 6 mil servidores empenhados nas ações do Carnaval

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Com a campanha educativa “Depois do não, é crime, uai!”, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)  busca conscientizar os foliões sobre as condutas consideradas crime, como importunação sexual e estupro, e informar as mulheres sobre o que fazer diante desses casos.

A chefe da instituição, delegada-geral Letícia Gamboge, explica que tipo de atitudes são passíveis de prisão.

 

 

“A importunação sexual pode ser caracterizada desde gracejos inoportunos, que sejam ofensivos e insistentes, até mesmo qualquer conduta que haja um contato físico com o corpo da mulher. Então, à proporção que a mulher diga não, realmente é não; e a pessoa tem que se afastar sob pena de prática de infrações penais”, adverte Letícia Gamboge.

 
   
   

 

Protocolo

Justamente para evitar situações como essas, as ações de sensibilização já começaram nas festividades pré-carnavalescas e em locais estratégicos de grande circulação de público, com distribuição de leques e adesivos, e continuam durante o feriado, inclusive pelas redes sociais da instituição. No site da PCMG também está disponível uma cartilha orientativa.

“Estamos trabalhando para que elas possam curtir com tranquilidade o Carnaval, sem que sofram qualquer forma de violência”, destaca Gamboge, ao pontuar que, no viés da repressão, as delegacias de plantão estão abertas 24 horas, com reforço também nas equipes periciais e médico-legais, caso necessário.

A delegada esclarece, ainda, que a Polícia Civil segue um protocolo humanizado de atendimento às vítimas de violência sexual. “Em quaisquer situações dessa natureza, que esperamos não ocorrer, a primeira medida é que a vítima dirija-se ao hospital e, paralelamente, as forças de segurança sejam acionadas para o registro da ocorrência.

Reforço

A PCMG está com cerca de 6 mil servidores empenhados para o período de Carnaval em todas as regiões do estado. Em Belo Horizonte, a Delegacia Móvel está com atendimento na Praça Sete, no hipercentro, em frente ao Cine Theatro Brasil. “A Polícia Civil está inteiramente à disposição de todos os cidadãos”, ressalta Letícia Gamboge.

Policiais civis também integram os serviços de acolhimento às mulheres em duas vans, uma na Praça Sete e outra na Praça da Savassi. Já a Delegacia de Plantão Especializada em Atendimento à Mulher fica na Avenida Bias Fortes, 1.451, no Barro Preto, região Centro-Sul da capital. 

A população ainda conta com a Delegacia Virtual para fazer a solicitação de registros de ocorrência nos seguintes casos: acidente de trânsito sem vítima; pichação; dano; furto; estelionato; perda de documentos e objetos; desaparecimento de pessoa, localização de desaparecido e localização de desconhecido; e violência doméstica - vias de fato/lesão corporal, ameaça e descumprimento de medida protetiva. 

 



Últimas