Bolsistas da Fapemig estão entre os vencedores da primeira fase do Prêmio Capes de Tese

Dos 11 trabalhos contemplados, dois desenvolveram a tese como bolsistas da Fundação

Bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) estão entre os vendedores do Prêmio Capes de Tese 2023, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que apresentou a relação dos vencedores da primeira etapa do concurso.

Entre os nomes contemplados, 11 pertencem a  universidades mineiras e dois desenvolveram a tese como bolsistas com o apoio da Fapemig.

A iniciativa reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em 2022, considerando as 49 áreas de avaliação reconhecida pela Capes nos programas de pós-graduação adimplentes no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

A tese vencedora na categoria Engenharia lll, é a primeira da Unifei que vence a premiação. Com a coordenação do professor Guilherme Ferreira Gomes e a coorientação do professor Sebastião Simões Cunha Junior, trata da criação de um algoritmo de Inteligência Artificial capaz de resolver problemas de otimização inspirado nos raios e Figuras de Lichtenberg e sua aplicação em problemas complexos de Engenharia Mecânica. Pereira explica que trata-se do primeiro algoritmo de otimização multiobjectivo criado e registrado no Brasil.

Já a tese vencedora na categoria Ciências Biológicas l foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nomeada “ThermoMutDB e SARS-CoV-2 África Dashboard: abordagens de ciência de dados para integração, análise e vigilância de dados biológicos” é de autoria da bolsista Joicymara Santos Xavier, com a orientação do professor Douglas Eduardo Valente Pires.

Os vencedores serão premiados pela Capes com bolsas de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional além de medalha e certificado. Esse último também será oferecido aos seus coorientadores, ao programa de pós-graduação em que as teses foram defendidas e ao orientador que também será premiado com R$ 3 mil.

Outros 12 pesquisadores mineiros receberam Menção Honrosa, sendo três deles bolsistas Fapemig: Fernanda Fonseca Ramos (UFMG, Mateus de Lima Filomeno (UFJF) e Paula Cristina Pereira Silva (UFMG.

Grande Prêmio

Os vencedores desta primeira etapa ainda concorrerão ao Grande Prêmio Capes de Tese. O vencedor receberá um troféu e certificado, que também será outorgado ao seu orientador, coorientadores e ao programa em que foi defendida a tese. O orientador também receberá R$ 9 mil para participação em congresso internacional. Instituições como a Fundação Carlos Chagas, Instituto Serrapilheira e a Dimensions Sciences oferecerão prêmios adicionais.

Os critérios da premiação consideraram: originalidade do trabalho; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese; metodologia utilizada; qualidade da redação; e estrutura/organização do texto.