Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais promove exposição gratuita com 32 obras do setor de Coleções Especiais

Mostra reúne intervenções feitas por leitores nas páginas dos livros até 18/10

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, mantém aberta, até 18/10, a exposição  “Leituras e afetos: marcas dos leitores nos livros das Coleções Especiais”.

Nela, o visitante pode apreciar desenhos, comentários, dedicatórias inusitadas e outras intervenções feitas por leitores nas páginas dos livros. A mostra, que reúne 32 obras que vão dos séculos XVII ao XX, está no Hall das Coleções Especiais, no 2º andar do prédio principal da biblioteca. A entrada é gratuita.

Afonso Estevam de Andrade Júnior, gestor de Cultura da Biblioteca Pública Estadual, foi quem organizou a exposição. Ele conta o que se pode encontrar nas páginas dos livros.

“Há comentários lacônicos, empolgação ou decepção com uma obra, uma lista de compras, o registro de desaparecimento de um escravizado, um lembrete sobre o início de uso de uma medicação, o colorido deixado por uma criança em uma ilustração preto e branca, críticas e elogios às obras e, até mesmo, uma inusitada dedicatória de Monteiro Lobato, em que menciona as agruras ao andar de ônibus”, cita Afonso.

(Secult-MG / Divulgação)

Ele explica ainda que a exposição mostra a relação do leitor com o livro: “Ela não se limita apenas à leitura e à reflexão. Muitas vezes ele anota, desenha, dedica, tendo o próprio livro como suporte dessas interações, pois um diálogo com o autor pode ser estabelecido com algum comentário sobre um trecho da obra, anotações sobre outras leituras possíveis ou uma crítica à escrita ou à visão do autor. É o leitor deixando sua marca, seus rastros, seu testemunho de leitura”.

“É muito interessante encontrar essas marcas, pensamentos e impressões. Podemos ter um vislumbre do impacto causado pelos livros na vida das pessoas”, finaliza o gestor de Cultura.

Para Eliani Gladyr, gestora do Núcleo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, a exposição é uma importante forma de valorização do patrimônio literário e da cultura do estado. “Ao completar 70 anos, a instituição continua a proporcionar uma variedade de atividades culturais, reafirmando sua vocação como promotora e incentivadora do livro e da leitura”.

“Nossas ações são destinadas a toda sociedade, indistintamente, pois acreditamos que o ser humano é capaz de mudanças em toda sua vida pelo bom hábito de ler. Portanto, possibilitar que as pessoas tenham acesso ao livro, por meio de empréstimos, exposições, palestras e outras atividades, tudo gratuitamente, é o caminho que a Biblioteca percorre há sete décadas com êxito e como exemplo de boas práticas”, ressalta Eliani Gladyr.

Serviço

Exposição “Leituras e afetos: marcas dos leitores nos livros das Coleções Especiais”

Data: Até 18/10

Horário: 8h às 18h