Atletas de projeto esportivo patrocinado pela Cemig se destacam nas Paralimpíadas de Paris 2024

Das medalhas conquistadas pela delegação brasileira, dez foram de atletas do projeto de natação incentivado pela Companhia

Os Jogos Paralímpicos de Paris terminaram no último domingo (8/9), mas os ensinamentos deixados pela competição seguirão vivos por muitos anos. Foram 12 dias de muita emoção e, ao final, um feito inédito dos atletas brasileiros: 5º lugar no quadro geral de medalhas, com um número recorde de 25 ouros e total de 89 pódios.

Neste grupo de campeões, estão os atletas do Praia Clube de Uberlândia, que fizeram parte da delegação brasileira. Eles trouxeram 15 medalhas ao país, sendo dez de competidores patrocinados pela Cemig no projeto de natação.

Na quarta-feira (11/9), os atletas que participaram das Paralimpíadas foram recebidos em uma agenda especial, e diretores da Cemig estavam presentes para celebrar esse momento e essas conquistas. O vice-presidente de Participações da Cemig, Marco Soligo, destacou a alegria em participar do encontro e enfatizou o trabalho incrível que vem sendo feito pelos gestores, treinadores e atletas do Praia.

“Na Cemig, apoiamos vários projetos esportivos e de responsabilidade social. É uma atuação muito forte nossa, e o Praia representa como poucos os valores que presamos. A dedicação, a seriedade e a capacidade de transformar vidas são alguns deles. Para nós, é um orgulho fazer parte dessas conquistas, apoiando os atletas e o esporte paralímpico”, ressaltou Soligo.

Wendell Belarmino é da seleção da natação paralímpica do Brasil e atleta do Praia Clube. Ele foi medalhista de prata em Paris. O nadador falou sobre a importância do trabalho realizado nos últimos anos, o acolhimento recebido e agradeceu o apoio do patrocinador, que segundo ele, foi essencial para a conquista.

“Depois de Tóquio, eu pensei em parar de nadar. Mas o Praia Clube me acolheu, abriu as portas para mim e me ofereceu toda a estrutura para os treinos. Eu só tenho a agradecer a todos os apoiadores, a Cemig, principalmente, que vem investindo bastante no esporte paralímpico. Certeza de que esse investimento que nos é dado pela empresa nos dá energia para que possamos ir cada vez mais longe”, resumiu o paratleta.

Energia do esporte

A Cemig, reconhecida como uma das principais apoiadoras do esporte em Minas Gerais, por meio de Lei Federal e Estadual de Incentivo ao Esporte, destaca-se por seu compromisso com projetos esportivos que promovem o desenvolvimento social e a inclusão.

Nos últimos cinco anos, a empresa destinou mais de R$ 37 milhões para iniciativas esportivas, beneficiando mais de 24 mil crianças e jovens em todo o estado. O projeto "Natação Paralímpica", em parceria com o Praia Clube, conta com o patrocínio da Cemig desde 2020. Até o momento, a Cemig investiu cerca de R$ 1,5 milhão no projeto, beneficiando diretamente 60 atletas, promovendo o desenvolvimento técnico e humano dos esportistas.

Paris 2024

Em Paris, a delegação brasileira paralímpica teve cerca de 280 atletas na competição. De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), essa foi a maior delegação brasileira convocada para uma edição dos Jogos fora do Brasil. O atletismo foi a modalidade com a maior quantidade de convocados e a natação teve o segundo maior quantitativo de atletas paralímpicos.

Praia Clube teve mais de 30 integrantes, entre atletas e comissão técnica convocados para o time Brasil. Foi a segunda instituição com maior representatividade na Seleção Brasileira Paralímpica. A primeira instituição foi o Sesi-SP.