Aprovada regulamentação dos restaurantes universitários na Universidade do Estado de Minas Gerais

Implementação começa em Passos e Divinópolis; estudantes poderão ter gratuidade ou pagar valor que será subsidiado pela Uemg

O Conselho Universitário (Conun) aprovou, na quinta-feira (18/7), a regulamentação dos Restaurantes Universitários (RU) na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). A implementação do serviço terá início nas unidades acadêmicas de Passos e Divinópolis, com previsão de inauguração dos espaços nos segundos semestres de 2024 e 2025, respectivamente.

Conforme o parecer apresentado pelo pró-reitor de Extensão, professor Moacyr Laterza Filho, o RU tem como objetivo fornecer à comunidade estudantil refeições balanceadas e a baixo custo, seguindo o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. Desse modo, busca contribuir para a permanência dos estudantes na universidade e para a integração da comunidade acadêmica.

O serviço reforça a política de assistência estudantil da Uemg e não afeta o andamento do Programa Estadual de Assistência Estudantil (Peaes), que oferece auxílios pecuniários aos discentes.

Estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu, regularmente matriculados na universidade e participantes do Peaes, terão gratuidade nas refeições. Os demais estudantes também vão ter acesso às refeições, pagando um valor subsidiado pela Uemg.

"Esta é uma conquista de valor inenarrável, especialmente para as pessoas que mais precisam. E eu tenho certeza de que é só uma primeira conquista, porque temos 22 unidades", disse a reitora da Uemg, professora Lavínia Rosa Rodrigues, após a aprovação do regulamento.

O espaço que vai abrigar o RU na unidade de Passos está passando por uma reforma, já em fase de finalização. A compra de mobiliário e de equipamentos está em frase de instrução do processo licitatório. Essas benfeitorias estão sendo realizadas com recursos de emendas parlamentares que somam cerca de R$ 345 mil. A contratação da empresa que vai servir as refeições, por sua vez, está na etapa de planejamento.

Em Divinópolis, a adequação da infraestrutura e a compra de mobiliário e equipamentos estão em fase de planejamento licitatório e serão realizadas com recursos provenientes de emenda parlamentar no valor de R$ 1,1 milhão.