AngloGold Ashanti anuncia investimento de R$ 780 milhões em Minas Gerais

Governador Romeu Zema salientou que a mineração pode ser realizada de forma responsável em prol do desenvolvimento econômico e social da população mineira

Comprovando ser um dos melhores estados para se investir no Brasil, Minas Gerais recebeu mais um grande investimento. A AngloGold Ashanti - empresa que aqui no Brasil possui minas e plantas metalúrgicas - vai investir R$ 1,1 bilhão em todo país, sendo R$ 780 milhões só em Minas Gerais.

O anúncio foi feito na amanhã desta terça-feira (25/6), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e contou com a presença do governador Romeu Zema, da secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Kathleen Garcia, e da secretária adjunta de Governo, Mila Corrêa da Costa.

"É uma satisfação estar aqui. Minas Gerais se orgulha de ser a casa de uma empresa tão sólida e que busca novas formas de crescer de maneira sustentável. Iniciativas como as da AngloGold Ashanti são exemplos de que a mineração pode ser realizada de forma responsável, em prol do desenvolvimento econômico e social de nossa população”, disse o governador Romeu Zema.

O presidente da AngloGold Ashanti na América Latina, Marcelo Pereira, lembrou que, ainda em 2024, a empresa completará 190 anos e destacou o objetivo da empresa com os investimentos.

“Os investimentos reforçam nosso compromisso com o futuro, em busca de resultados baseados sempre na sustentabilidade. Por isso, é uma honra estar aqui em Nova Lima fazendo este anúncio", afirmou.

Com o investimento de R$ 1,1 bilhão, anunciado para 2024, a empresa reforça suas operações no Brasil, com avanços tecnológicos, em equipamentos e frotas, novas frentes de desenvolvimento de lavra e pesquisa mineral.

O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Flavio Roscoe, destacou a parceria com o Governo de Minas e evidenciou o trabalho feito pelo Executivo para atrair investimentos para o estado.

“Esses investimentos da AngloGold Ashanti hoje é apenas um percentual dos aportes que o governador Romeu Zema já trouxe para Minas Gerais. Isso se dá graças ao grande trabalho de toda equipe do Governo de Minas no intuito de simplificar, desburocratizar e facilitar os trâmites para trazer investimentos e desenvolvimento para o povo mineiro” ressaltou.

Nova escola

O evento marcou ainda a entrega, por meio de investimento do Sesi/MG, do casarão histórico onde funcionava a sede administrativa da AngloGold Ashanti, no centro de Nova Lima, ao Serviço Social da Indústria (Sesi). O espaço, de 33 mil m² de terreno, que sediou o evento desta terça-feira, abrigará um novo complexo acadêmico, o Sesi Nova Lima.

O prefeito João Marcelo Dieguez pontuou que a cidade de Nova Lima é exemplo de desenvolvimento sustentável, tendo a mineração como o propulsor econômico há quase dois séculos e, ao mesmo tempo, mais da metade do território do município preservado e com um Índice de Desenvolvimento Humano de destaque no cenário nacional.

“Voltar a ter uma escola do Sesi em nossa cidade é uma excelente notícia para a população e está em linha com as nossas ações de qualificação técnica, profissional e da educação. Hoje temos escolas de tempo integral e bilíngue na cidade, além de termos a primeira escola pública de programação e robótica do Brasil. Tudo isso se soma na busca pela diversificação econômica do município”, disse.

Também presente, o presidente da Fiemg Flávio Roscoe disse que a Escola Sesi Nova Lima será a oportunidade para que os nova-limenses continuem fazendo parte desta história, uma vez que o acesso à área continuará sendo possível pela permanência do Centro de Memória, espaço da AngloGold Ashanti integrado ao casarão.

“O Sesi tem atualmente 21.308 alunos matriculados nas 39 unidades espalhadas por Minas Gerais. Os alunos estão em uma escola que impulsiona o seu protagonismo, com uma formação ética e de valores humanos. Além disso, proporciona o desenvolvimento tecnológico e digital, que, de um jeito também divertido, os preparara para o futuro”, disse.

A nova escola terá 1,2 mil vagas, compreendendo os ensinos infantil, fundamental I e II, e ensino médio. A instituição irá ainda adequar as demais instalações para oferecer, no tempo complementar da escola, aulas de dança, música e teatro do Sesi Cultura.

“Na escola Sesi Nova Lima foram investidos R$ 13,5 milhões. A expectativa é que as obras se iniciem ainda neste ano e a abertura da escola ocorra em 2026”, afirmou o presidente da Fiemg.