Agência RMBH promove fóruns para elaboração do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social

Atividades serão realizadas nos dias 3 e 4/9 com o objetivo de debater diretrizes e instrumentos propostos na terceira etapa de construção do plano de habitação

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) reunirá gestores municipais e entidades da sociedade civil em fóruns da terceira etapa do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PMHIS-RMBH), nos dias 3 e 4/9.

Os Fóruns de Gestores e Entidades serão realizados presencialmente, de 18h às 21h, em Belo Horizonte, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (Rua Belém, 40 – Pompeia).

As agendas integram a terceira fase do PMHIS-RMBH, já em desenvolvimento, e que delineará as diretrizes, objetivos e metas estratégicas para a política habitacional da região.

Esta etapa, de caráter propositivo, abrange o escopo estratégico, operacional e de gestão do plano. Neste momento, a equipe técnica desenvolve as principais diretrizes e linhas de ação prioritárias que guiarão a política de habitação de interesse social da RMBH, estruturadas com base em um horizonte temporal definido em colaboração com a equipe de consultoria contratada.

Os fóruns, que constituem o segundo momento desta etapa, são oficinas participativas com enfoque formativo, propositivo e de validação.

As atividades são voltadas para gestores municipais da RMBH e do Colar Metropolitano, além de entidades da sociedade civil, com o objetivo de pactuar e dialogar sobre as orientações estratégicas, a estrutura operacional e de gestão do PMHIS-RMBH. Interessados em participar devem validar sua presença mediante ao preenchimento deste formulário.

“As atividades desenvolvidas nos fóruns serão essenciais para construir um plano de habitação robusto e inclusivo. Ressalto a importância da participação de todos os entes metropolitanos envolvidos na pauta em colaborar com suas perspectivas e experiências”, enfatiza o diretor-geral da Agência RMBH, Marcus Vinicius Lopes.

De acordo com a equipe de Planejamento Metropolitano da Agência RMBH, após a realização das oficinas, a próxima etapa envolverá a estruturação final do plano, que será apresentado em uma atividade pública de validação.

“Este evento permitirá que as considerações dos cidadãos metropolitanos sejam incorporadas ao plano final, garantindo uma política habitacional mais alinhada às necessidades da população da RMBH”, explica o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira.

O PMHIS-RMBH busca garantir moradia digna e acessível, um direito humano fundamental segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), e aborda uma ampla gama de aspectos que promovem o bem-estar, a segurança e a inclusão social, ao analisar as necessidades habitacionais na RMBH e Colar Metropolitano.

O objetivo do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Belo Horizonte é integrar políticas urbanas, estabelecer diretrizes de governança interfederativa e criar programas e projetos prioritários para um desenvolvimento habitacional adequado.

As informações do PMHIS-RMBH estão disponíveis aqui.