Vice-governador participa da solenidade de comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, na quinta-feira (24/7), da cerimônia de comemoração do 103° Dia Internacional do Cooperativismo, no Minas Tênis Clube II, em Belo Horizonte.
O evento contou com a entrega da Medalha do Mérito Cooperativista Paulo de Souza Lima, ao diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob, Marco Aurélio Almada. Além de uma homenagem à Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais de João Monlevade (Copremon), pelos 50 anos de existência.
Em discurso na solenidade, Mateus Simões destacou a importância do cooperativismo em Minas Gerais e reconheceu que o estado trabalha ativamente na construção de políticas públicas que atendam as necessidades do setor.
“Estamos aqui para comemorar o esforço conjunto na direção da realização do bem comum. Muita gente não percebe que, sem as cooperativas, nós teríamos muito menos reconhecimento acerca dos resultados alcançados. Cada pessoa, cada cooperativa merece o reconhecimento do estado de Minas Gerais”, ressaltou o vice-governador.
Cooperativismo em Minas
Segundo o Anuário do Cooperativismo Mineiro 2025, Minas Gerais conta com 800 cooperativas, 3,7 milhões de cooperados e 61,3 mil empregados em cooperativas no estado.
Ainda de acordo com o documento, a população mineira envolvida com o cooperativismo é de 52,7%. Além disso, somente no ano passado, a participação do cooperativismo no PIB de Minas foi de 14,9%, o que representa uma movimentação de R$ 157,8 bilhões.
Veja galeria de fotos.