Vice-governador destaca papel da tecnologia na inspeção sanitária em abertura de seminário do Instituto Mineiro de Agropecuária
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, nesta terça-feira (25/3) da abertura do primeiro Seminário Tático de Inovação Tecnológica promovido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
No encontro, foram apresentados os primeiros resultados do novo sistema de gestão agropecuária desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla).
“Estou aqui para agradecer o trabalho que vem sendo realizado pelos servidores do IMA, e também para acompanhar as discussões sobre as novas soluções tecnológicas trazidas para o dia-a-dia da vigilância e inspeção sanitária de sanidade animal e vegetal em Minas Gerais. Os drones, a inteligência artificial e de tudo aquilo agregado às soluções que o IMA já tem para garantir mais velocidade e eficiência no trabalho”, disse Mateus Simões.
O evento também teve o objetivo de apresentar aos gerentes e coordenadores regionais a nova diretora-geral do IMA, Luiza de Castro. Ela é a segunda mulher na história a comandar a instituição.
A abertura do seminário também contou com a presença do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.
"A pauta de hoje é inovação na defesa agropecuária. O Instituto Mineiro de Agropecuária, referência no Brasil, tem inovado, e a reunião discute ações junto aos regionais e gerentes. Em 26/5, em Paris, o Brasil, com Minas Gerais, será reconhecido pela OMS como área livre de febre aftosa sem vacinação, um marco para a defesa agropecuária e a cadeia da proteína animal. Essa defesa garante segurança alimentar e acesso ao mercado global. Em parceria com a Ufla, o foco agora é monitorar e aprimorar a rastreabilidade, fiscalização e mitigação de riscos", Thales Fernandes.