Governo de Minas e Ministério Público inauguram áreas restauradas do Palácio da Liberdade

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) inauguraram, nesta segunda-feira (22/7), a primeira fase da restauração de diversas áreas do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

O projeto envolve a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, do Patrimônio Cultural e da Habitação e Urbanismo do MPMG (Caoma), e faz parte do programa Minas para Sempre.

O objetivo da iniciativa é conservar o bem, tombado desde 1975 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), tendo em vista a sua importância histórica, artística, arquitetônica e social para os mineiros.

As diversas ações de restauração, iniciadas em setembro de 2023, incluíram, nesta primeira fase, a revitalização das cantarias e pinturas das partes externas e internas das fachadas. Como forma de manter as características originais e possibilitar o melhor uso e fruição do bem cultural, foi realizada a recomposição artística de forros, molduras e piso em tacaria do Quarto do Governador e do Quarto da Rainha.

Veja galeria de fotos.

outras galerias