Programação para 29 de outubro
Novo programa da Rede Minas mostra história e curiosidades da malha ferroviária no estado
“Trem bom”. O mineiro sabe bem o que isso significa, afinal, as locomotivas foram um dos mais importantes meios de transporte no estado, que, se comparado às demais unidades federativas do Brasil, tem o maior número de bens do patrimônio cultural ferroviário. Pensando nisso, a Rede Minas criou o programa “Estações”. Na atração, o público conhecerá instalações e histórias por onde passaram milhares de passageiros e cargas. Os espaços serviram, inclusive, de abrigo para muitas pessoas.
A primeira temporada mostra um dos ramais da Estrada de Ferro Central do Brasil: o Paraopeba, com 39 estações de diversas localidades, entre Congonhas e Belo Horizonte. Construída no início do século XX, para atender o transporte de passageiros e cargas, a Central do Brasil foi pioneira em Minas.
De acordo com levantamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de 2016, apenas 12 dessas 39 estações ainda estão em uso. A equipe da Rede Minas visitou oito delas e mostra o patrimônio de potenciais turísticos, culturais e sociais, convidando o público a viajar na história da linha férrea, com curiosidades e novidades.
No primeiro episódio, o “Estações” apresenta a Estação Belo Horizonte e o entorno dela, na capital. O conjunto paisagístico da Praça Rui Barbosa, que abriga edifícios e jardins, foi tombado em 1988 e mantém o prédio onde as locomotivas paravam e o Museu de Artes e Ofícios. A atração é comentada por especialistas como a museóloga Célia Corsino e a arquiteta Luciana Ferez.
Nos próximos episódios, serão mostradas as estações Gameleira, em Belo Horizonte, e das cidades de Ibirité, Sarzedo, Brumadinho, Moeda, Belo Vale e Congonhas. O programa vai ao ar nesta terça-feira (29/10), às 20h30 e é exibido semanalmente.
Veja quais serão as próximas estações abordadas, sempre às terças-feiras, às 20h30:
29/10 – Gameleira – Belo Horizonte
12/11 – Ibirité
19/11 – Sarzedo
26/11 – Brumadinho
3/12 – Moeda
10/12 – Belo Vale
17/12 – Congonhas