Programação para 12 de julho
Mostra “Sacralização da vida: do rosário ao Jequitinhonha” celebra legado de Frei Chico e a cultura popular do Vale
O Centro de Arte Popular inaugura a partir deste sábado (12/7), às 14h, a exposição temporária “Sacralização da Vida: Do Rosário ao Jequitinhonha”, que realiza uma homenagem ao pensamento e à obra do frade holandês Frei Chico (Francisco Van der Poel), pesquisador incansável da cultura e da fé popular da região.
A abertura contará com a presença especial da artista e ceramista Maria Lira Marques, colaboradora fundamental nas pesquisas de Frei Chico, e do Coral Trovadores do Vale, grupo fundado pelo próprio frei em 1970. Durante o evento, também será promovido o lançamento do livro “Palavras Avoam – Bilhetes sobre a Mesa”, uma compilação de anotações manuscritas deixadas pelo frade, publicada pelo Selo Editorial Starling.
A exposição é promovida em parceria com o Museu de Araçuaí e exibe livros originais escritos por Frei Chico, como “Ritual de Bênçãos Simplificado” e “Dicionário da Religiosidade Popular”, além de objetos pessoais, como seu hábito bordado, viola, rabeca e tambor.
Holandês de nascimento e brasileiro de coração, Frei Chico (1923-2014) foi um frade franciscano que dedicou sua vida à pesquisa e valorização da cultura e religiosidade popular do Vale do Jequitinhonha. Com um coração aberto ao diálogo e uma mente curiosa, mergulhou nas tradições locais, estudando cantos, danças, festejos e ritos, sempre com profundo respeito pela sabedoria do povo.
Serviço
Data: 12/7/2025 (sábado)
Horário: 14h
Local: Centro de Arte Popular - Espaço de Convivência (Rua Gonçalves Dias, 1.608, Lourdes)