Unidades regionais do Ipsemg ajudam servidores aposentados na realização do Censo

Aposentados e afastados preliminarmente do Poder Executivo devem atualizar seus dados até 23/10

O Governo de Minas, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), está realizando o 1º Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Minas Gerais (RPPS-MG). Neste momento, aposentados e afastados preliminarmente do Poder Executivo devem atualizar seus dados até 23/10 pela internet. Para ampliar as formas de participação para quem não tem acesso à internet ou necessita de auxílio com o sistema, as unidades regionais do Instituto e algumas escolas estaduais têm realizado o atendimento presencial.

Ipsemg / Divulgação

"O Ipsemg conta com uma equipe de profissionais preparados para auxiliar o público desta fase e com servidores dispostos em contribuir para o sucesso da ação que acontece pela primeira vez no estado" comenta o vice-presidente do Ipsemg, José Carlos da Silva.

São 59 agências regionais e a sala Ipsemg Presente, localizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, no qual os servidores aposentados podem buscar atendimento para realizar a atualização cadastral de seus dados previdenciários presencialmente. Para atendimento nas regionais e UAIs com serviços do Ipsemg é necessário agendamento prévio pelo Lig Minas no 155 (para ligações de telefone fixo) ou (31) 3069-6601 (para ligações por celular ou fora do estado tarifadas conforme operadora), e também pelo portal MG ou MG app.

Para atender essa demanda, a regional do Ipsemg em Montes Claros, município mineiro localizado no Norte do estado, escalou uma equipe específica. Segundo a servidora aposentada da secretaria da Educação, Maria Aparecida Maia, 79 anos, o serviço de atendimento presencial “facilitou muito o processo de realização do Censo para quem tem dificuldade de fazer on-line, sem contar que equipe é muito prestativa”, disse.

A coordenadora da unidade, Hedilamar Aparecida de Oliveira Monteiro, ressalta que “a equipe de atendimento vem recebendo elogios. A divulgação foi imediata entre os servidores aposentados assim que começamos a atender e com isso houve aumento da procura”, salientou.

De acordo com o levantamento realizado pelo Ipsemg, entre os meses de agosto a setembro deste ano, a unidade regional realizou o recenseamento de 1.104 aposentados e pensionistas.

O censo é obrigatório e o servidor aposentado ou afastado preliminarmente, que não realizar o censo cadastral poderá ter o pagamento de seu benefício previdenciário suspenso provisoriamente.

Como fazer o Censo Previdenciário on-line

O servidor deve acessar o site do Instituto, clicar no ícone “Censo RPPS” e entrar no sistema “SSC” informando o CPF e senha do Portal do Servidor (portal de consulta do contracheque).

No sistema, o servidor deve conferir suas informações cadastrais (data de nascimento, nome da mãe e o estado civil e se a aposentadoria ocorreu por invalidez ou não).

Em seguida, deverá informar o endereço completo, número de celular e e-mail atualizados. Ao final, o servidor deverá informar se possui dependentes previdenciários. Após finalizar o procedimento será gerado um número de protocolo que será encaminhado por e-mail. Para dúvidas e mais informações acesse o canal do YouTube, Ipsemg Online ou acesse: www.ipsemg.mg.gov.br.

Atenção! O Ipsemg não solicita nenhuma informação bancária ou pagamento de taxa para sua realização.