Governo de Minas amplia investimentos na área da saúde da mulher no município de Jequitinhonha e região

Recursos aplicados em novo mamógrafo vão garantir maior eficiência e rapidez  para diagnóstico e atendimento à população feminina de 25 cidades

Uma entrega que vai reduzir a distância percorrida e o tempo gasto para diagnósticos fundamentais para a saúde da mulher: o governador Romeu Zema anunciou, nesta quinta-feira (2/5), a chegada de um novo mamógrafo ao município de Jequitinhonha.

O aparelho essencial  para a prevenção de doenças como o câncer de mama – cuja chance de cura aumenta a partir do diagnóstico precoce -,  vai contribuir com os cuidados à saúde de milhares de mulheres do Vale do Jequitinhonha.

Além de atender a população feminina do município, o mamógrafo atenderá mulheres de outras 24 cidades da região.

Durante a vistoria ao Centro Estadual de Atenção Especializada (Ceae), unidade de saúde que recebeu o aparelho, o governador destacou a importância dos investimentos da gestão estadual para garantir à população mineira o acesso a serviços públicos de qualidade. O prefeito Nilo Souto e outras autoridades e lideranças acompanharam a agenda.

“Eu não gosto de ficar anunciando, gosto de fazer e entregar. Então, estamos aqui hoje em Jequitinhonha para vistoriar um mamógrafo que veio para cá. Um equipamento novo, que vai ajudar a diagnosticar precocemente o câncer de mama”.

Tecnologia

O novo aparelho, equipado com tecnologia digital, custou cerca de R$ 1,2 milhão e irá substituir o antigo mamógrafo do Centro Estadual de Atenção Especializada (Ceae) de Jequitinhonha.

Até então, os exames de mamografia eram realizados em um equipamento com tecnologia mais simples.

A expectativa é que o novo mamógrafo, mais moderno e eficiente, leve mais conforto e agilidade, além de ampliar a capacidade de atendimento para realização do exame tão importante para a saúde da mulher.

“O prefeito me mostrou o mamógrafo que veio pra cá, está no Ceae e já fazendo toda a diferença, ajudando a diagnosticar precocemente o câncer de mama”, destacou o governador Romeu Zema.

O Centro Estadual de Atenção Especializada (Ceae) de Jequitinhonha oferece serviços de média complexidade, com atendimento para rotina de cuidado e prevenção ao câncer de mama, entre outras linhas prioritárias.

O governador também vistoriou a Farmácia de Minas do município, que funciona ao lado do Ceae, e registrou satisfação ao constatar que o equipamento estadual apresenta boas instalações e rotina eficiente de entrega de medicamentos para a população.

Depois de agenda intensa em que percorreu outros municípios do Vale do Jequitinhonha, Romeu Zema fez um registro do que tem sido avaliado em agendas que pretendem ouvir a população para atender demandas e garantir entregas para a população mineira.

“Estou finalizando este giro pelo interior para acompanhar também a situação das estradas e ouvir demandas. Fiz todo esse trajeto de carro, hoje estou rodando desde às 7h da manhã, acompanhando obras do estado, além de anunciar recursos para a saúde e educação. É uma oportunidade de acompanhar e escutar os prefeitos, os vereadores e o setor produtivo, para ver como as coisas estão. Relatório é bom, mas estar presente pessoalmente faz toda a diferença”, encerrou.