Sonho realizado: Mais de 200 pessoas de Curvelo e região recebem títulos de regularização de suas casas

Governador entregou documentos a famílias que há anos aguardavam para dizer que, agora, são efetivamente donas de suas propriedades

Fim da espera. O Governo de Minas Gerais garantiu, nesta sexta-feira (7/7), em Curvelo, na região Central do estado, que aproximadamente 210 pessoas - e suas famílias - realizassem um sonho aguardado por décadas: a regularização de suas propriedades. Por meio do programa Minas Reurb, executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), foram entregues 70 títulos de regularização fundiária urbana, documentos consolidados que, agora, dão segurança e direitos às pessoas.

Em ato simbólico com a participação de 15 famílias beneficiadas, o governador Romeu Zema destacou a satisfação de passar às mãos de cidadãos de Curvelo e região a garantia de posse de seus imóveis.

“É um dos melhores momentos que tenho como governador de Minas Gerais. É um momento que mostra que o Estado pode fazer uma grande diferença na vida das pessoas”, disse. “O que está sendo feito em Curvelo, temos qie fazer em todos os municípios. Os prefeitos precisam olhar para esse projeto, pois ele é muito impactante na vida dos mineiros” completou.

Para esta ação, fruto de convênio celebrado entre o Governo de Minas e a Prefeitura Municipal de Curvelo, O custo total para o projeto foi estimado em R$ 1,3 milhão, sendo R$ 1,1 milhão de repasses do Estado.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Mais desenvolvimento

As cidades, o estado, a economia, tudo avança quando o cidadão tem mais acesso aos seus direitos - e o direito à propriedade é um deles. É o que reforça o secretário Executivo Sede, Guilherme da Cunha, sobre a ação que considera extremamente benéfica para os mineiros.

"O Minas Reurb tem sido primordial para garantir mais dignidade de moradia em todas as regiões de Minas Gerais e atuamos, cada dia mais, para ampliar o número de títulos entregues”, reiterou. “Esse projeto é a cara do Governo de Minas, pois traz desenvolvimento econômico, mas, além disso, está profundamente ligado ao aspecto social e melhoria da qualidade de vida em Minas Gerais” acrescentou.

O prefeito de Curvelo, Luiz Paulo Glória Guimarães, destacou a importância da parceria e do programa para as pessoas que precisam de um lugar para morar que esteja realmente regularizado.

“São pessoas que estão há 40 anos esperando para terem suas próprias casas, pessoas que lutaram a vida toda para ter esse documento. As pessoas, agora, vão ter dignidade e condição de vida melhor”, pontuou.

Até novembro de 2023, serão realizadas mais ações de regularização fundiária na cidade de Curvelo, por meio desta parceria entre Estado e Município. Ao final da ação, a expectativa é que 1.500 pessoas sejam diretamente beneficiadas.

Ao todo, mais de 4 mil títulos de regularização fundiária urbana já foram entregues, de 2019 até o momento, por meio do programa Minas Reurb.

Benefícios aos cidadãos

A entrega de títulos possibilita que os cidadãos possam ser efetivamente os donos das suas propriedades, oferecendo segurança, previsibilidade jurídica e dignidade aos moradores.

Além disso, garante o direito à venda ou transferência de propriedade, assim como o direito à herança. Isso faz com que as famílias possam ter a tranquilidade de saber que seus filhos estão resguardados no futuro.

Paralelamente, a ação também viabiliza a valorização do imóvel e, consequentemente, melhorias para a economia da cidade e do estado como um todo.

Minas Reurb

Regularização fundiária urbana consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana.

Seguindo essa premissa, o Minas Reurb é uma política criada pelo Governo de Minas para aprimorar e agilizar a atuação do estado nas regularizações fundiárias de núcleos urbanos informais, possibilitando maior interação com os municípios e a conclusão dos processos para o fornecimento do título de propriedade dos assentamentos irregulares.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Forró de Curvelo

Ainda em Curvelo, o governador Romeu Zema, participou da abertura do 41º Forró de Curvelo, uma das festas mais tradicionais da região Central de Minas. Ele conversou com as pessoas no local e viu de perto a estrutura do evento.

O forró de Curvelo nasceu há 41 anos do desejo da comunidade em ajudar entidades beneficentes e também na difusão da cultura local. A festa segue com programação até 16/7, com previsão de reunir 280 mil pessoas.

Nesta edição, nove instituições beneficentes participam em barracas com comidas típicas, que também serão decoradas de acordo com um tema. Dentre as instituições atendidas estão Apaes, asilos e Rotary.