Seplag-MG apresenta projetos estratégicos ao governador

Expansão das UAIs nos municípios mineiros, disponibilização de tecnologia 4G em localidades e distritos no interior e consolidação do programa Transforma Minas estão entre iniciativas detalhadas na reunião

O governador Romeu Zema validou, nesta terça-feira (13/6), os projetos estratégicos do Governo de Minas Gerais desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). A pasta é a coordenadora da Carteira de Projetos Estratégicos do Estado e, na reunião desta terça, foram apresentados ao governador os projetos desenvolvidos pela área de Planejamento e Gestão.

Durante o encontro, realizado na Sala de Inovação da Seplag-MG, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, detalhou a carteira de projetos estratégicos da secretaria, que é composta por nove iniciativas em áreas diversas, como transportes, compras, imóveis, tecnologia e gestão de pessoas.

Luísa destacou a busca de economia e eficiência, para otimizar a gestão e levar a melhor prestação de serviços, salientando a meta de ampliar as ações de inovação e tecnologia para todo o estado, inclusive em parceria com os municípios, de forma a facilitar o acesso por parte dos cidadãos. Também participaram da reunião o secretário adjunto Luís Otávio Assis, os subsecretários, superintendentes e assessores.

Entre as ações estratégicas da Seplag-MG estão a ampliação do número de Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) nos municípios mineiros, a disponibilização de sinal de telefonia móvel e internet em localidades que antes não tinham acesso à tecnologia 4G e a consolidação do programa Transforma Minas.

Cristiano Machado / Imprensa MG

Papel estratégico

Antes de participar da reunião, o governador Romeu Zema conversou com os servidores da pasta e destacou que a Seplag-MG tem um papel estratégico no Governo do Estado. “Muitas decisões que tomamos são baseadas em informações trazidas a nós pela secretaria, dados que saem das áreas de vocês, que têm contribuído bastante para os avanços que continuam acontecendo aqui no Estado”, observou.

A secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelos servidores.

“Os projetos que apresentamos hoje são resultado do somatório de esforços de todos os servidores, que sempre procuram fazer o melhor trabalho para o cidadão mineiro e nos dão muito orgulho. Além de facilitar o acesso da população aos serviços públicos, a Seplag-MG é uma secretaria que trabalha em correlação com todos os outros órgãos do Estado, prestando suporte a eles”, complementou.

UAI Compartilha

Entre os projetos, com o objetivo de garantir que a população mineira tenha acesso a serviços públicos em um só lugar, está a expansão das UAIs, por meio de parcerias com os municípios mineiros, no programa UAI Compartilha. O objetivo é facilitar a vida do cidadão, reunindo em um mesmo local diversos serviços, como captação de vagas de emprego, emissão de documentos, entre outros.

Atualmente, Minas tem 39 UAIs, sendo oito no modelo de gestão compartilhada. A meta é aumentar expressivamente o número de unidades no estado, como destacou a secretária, considerando inclusive a incorporação dos serviços de trânsito pela Seplag. Ao todo, o governo estadual pretende realizar cerca de 600 mil atendimentos por ano.

Alô, Minas!

Outro projeto estratégico tem como meta levar sinal 4G para diversas localidades e distritos do interior que não contam com a tecnologia. Essa ação é coordenada pela Seplag-MG por meio do programa Alô, Minas!, que busca reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento econômico e social das regiões do estado.

Já são 47 antenas instaladas, permitindo que os cidadãos possam se comunicar com agilidade, aumentando o potencial de geração de renda, e até fevereiro de 2024 a previsão é chegar a 157. Novas etapas são planejadas, de acordo com a secretária, com o desenvolvimento de novas estratégias para viabilizar a ampliação do alcance do programa.

Transforma Minas

A Seplag-MG é responsável, ainda, pelo programa Transforma Minas, que seleciona, desenvolve e engaja lideranças do Estado. A iniciativa, que prepara os agentes para enfrentar os grandes desafios da administração pública, está concluindo o processo seletivo de 207 lideranças regionais para atuar em nove órgãos e entidades.

O objetivo é ampliar o escopo do Transforma Minas com, por exemplo, iniciativas de desenvolvimento de competências para líderes da administração estadual. Fortalecer a Frente de Engajamento das lideranças está entre as metas do projeto, como assinalou Luísa Barreto.

Confira os outros projetos estratégicos coordenados pela Seplag-MG:

• Revisão do modelo de gestão da frota aérea;
  • Implantar o modelo Fastgov.mg para o transporte administrativo compartilhado de colaboradores;
  • Desenvolvimento do marketplace de compras públicas;
  • Centralização das compras públicas;
  • Aperfeiçoamento da gestão patrimonial;
  • Revisão da política de contratação de TIC.