Saúde integra plano para aumentar coberturas vacinais no estado

Crianças menores de 2 anos são principal alvo da ação, que contou com a participação ativa de 18 municípios da Regional Uberlândia e será replicado em outras comunidades

Para aumentar a cobertura vacinal em crianças menores de 2 anos de idade, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vem desenvolvendo oficinas nas 28 Unidades Regionais de Saúde para a construção de planos de ação nos eixos de gestão de pessoas, comunicação social e vacinação, parcerias estratégicas, infraestrutura e logística e articulação gestora.

Em Uberlância, houve discussão de estratégias intersetoriais para melhorar os índices, principalmente em parceria com os profissionais da Educação. Superintendente regional de Saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira abordou praeocupações em relação à reintrodução das doenças já erradicadas e ao número de internações e sequelas por doenças preveníveis pelas vacinas, como poliomielite e sarampo.

“A pandemia trouxe à tona o tema vacinação. Os profissionais da região inteira participaram da grande operação para fazer com que a vacina contra a covid-19 chegasse ao braço da população. Hoje, temos o desafio de sermos multiplicadores de informações corretas para atualizar o esquema vacinal das pessoas para outras doenças que pressionam as internações hospitalares e podem deixar marcas para o resto da vida”, disse o superintendente.

As estratégias foram formalizadas em um plano de ação durante a 17ª Oficina Estadual para Melhoria das Coberturas Vacinais em Uberlândia, que contou com a participação das 18 secretarias municipais de Saúde da região. O projeto consiste numa pesquisa-ação em que, após os primeiros três meses de execução do plano, inicia-se o monitoramento e a intervenção juntamente com a UFMG para as revisões periódicas com o objetivo de atingir as coberturas vacinais preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Presente na oficina, a inspetora escolar da Secretaria de Educação de Uberlândia, Solange Cardoso, ressaltou a importância de discutir sobre o tema. “Nós, da educação, estamos muito assustados com o cenário. É uma situação muito preocupante. Temos que juntar forças para vacinar as crianças”, pontuou Solange.

Oficinas estaduais

Uberlândia foi a 17ª Unidade Regional de Saúde a realizar o evento, nos dias 23 e 24/8. Articulado pela SES-MG em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), o evento teve adesão de todos os 18 municípios da região. Até o momento, mais de 1,5 mil pessoas participaram das oficinas em Minas Gerais, com representantes de aproximadamente 400 municípios.

Participam dos encontros: técnicos da SES-MG, profissionais das secretarias municipais de saúde e parceiros como universidades, setores educacionais, Organizações Não Governamentais e Conselhos Municipais de Saúde. As oficinas estão sendo realizadas em todas as 28 Unidades Regionais de Saúde.

Programação

Em Uberlândia, a parte introdutória da oficina foi conduzida pela coordenadora estadual de imunização, Josianne Dias Gusmão, que abordou o contexto das coberturas vacinais em Minas Gerais e na região, e os riscos da volta de doenças já erradicadas no Brasil.

Também participaram Vanessa Coelho, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES-MG, que abordou os avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) para a consolidação do Programa Nacional de Imunizações (PNI); e Rudah Gebara, assessor financeiro da Sub VS da SES-MG, que contextualizou as resoluções estaduais vigentes sobre imunização e como alocar os recursos conforme bens de custeio e capital. Fernanda Penido Matozinhos, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vacinação da UFMG, apresentou o projeto, indicadores e monitoramento.

Técnicos municipais e parceiros apresentaram as experiências bem sucedidas e iniciaram discussões para a elaboração do Plano de Ação, que deverá ser entregue em duas semanas. O encerramento foi feito pela subsecretária estadual de Vigilância em Saúde, Herica Vieira Santos.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.