Saúde anuncia início das obras da UPA de Coromandel, que conta com investimento de R$ 6 mi

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) beneficiará, aproximadamente, 30 mil pessoas

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, esteve nesta quinta-feira (14/12), em Coromandel, no Triângulo Mineiro, para acompanhar o início das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que conta com investimento de cerca de R$ 6 milhões do Governo de Minas e previsão para ser finalizada em 18 meses.

Lilian Cunha

Para o secretário Fábio Baccheretti, a situação do serviço de saúde no município de Coromandel foi emblemática durante a pandemia. “Foi aqui que a Força Tarefa da Secretaria de Estado de Saúde veio para ajudar nesse atendimento e levar os pacientes até os hospitais, especialmente os da Fhemig”. Ele ressaltou os benefícios para a população com a obra da UPA e a ampliação já realizada dos leitos de CTI. “Vamos mudar a cara da urgência e emergência. Esta é uma obra moderna, uma nova UPA que vai dar dignidade ao atendimento para toda essa região”, disse.

Atualmente, o único Pronto Atendimento de Coromandel funciona numa estrutura alugada. Após a reforma do prédio, construído há 30 anos, que será adaptado para a sede da UPA, na região central da cidade, será possível um atendimento de fácil acesso, de qualidade e humanizado.

O prefeito de Coromandel, Fernando Breno Valadares Vieira, destacou que a UPA será a maior estrutura de saúde pública da história da cidade. “É a primeira UPA que nós recebemos recursos do Governo do Estado. São R$ 6 milhões da Secretaria de Estado da Saúde e mais R$ 1,5 milhão do município. Teremos 2 mil metros de construção, 500 metros de ampliação e ainda a possibilidade de receber recursos do Ministério da Saúde na habilitação”, disse o prefeito.

Saúde mais perto

Quando a ampliação e reforma da UPA, os 30 mil moradores de Coromandel não precisarão se deslocar para Monte Carmelo, Patrocínio, Patos de Minas ou Uberlândia, percorrendo até 160 quilômetros para o atendimento de saúde de média complexidade.

É o caso de Zenaide Rocha Honorato, aposentada, de 53 anos, usuária do SUS. “É um sonho de todos os coromandelenses essa UPA”, comemora a moradora. Ela diz que sempre que precisa, procura o serviço público de saúde. “O atendimento é muito bom, tem muitas especialidades. Com a reforma, com certeza, vai ter mais equipamentos, vai ser tudo mais humanizado, coisa boa mesmo, tipo cidade grande”, comenta.

Para  José Maria Gonçalves, pedreiro, 59 anos, que vai trabalhar na obra, “tudo que vem para a saúde é muito bem-vindo. É uma obra grande, que vai diminuir a necessidade das pessoas saírem da cidade para serem atendidas”. Ele acrescenta que a UPA vai beneficiar a família, os amigos e “todo o pessoal da cidade e da região”.

Mais cinco municípios mineiros contemplados com a UPA

Para fortalecer a Rede de Urgência e Emergência, o Governo de Minas investirá nos próximos meses mais de R$ 32 milhões para a construção, reforma, ampliação e aquisição de equipamentos em outras cinco UPAs: Barbacena, Cássia, Paracatu, Alpinópolis e Piumhi.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é um serviço de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), de complexidade intermediária, que conta com equipes multiprofissionais para atendimento aos usuários.

O serviço, que funciona 24 horas, em todos os dias do ano, é fundamental para a manutenção dos pacientes em observação, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica.

Visita a projetos

O secretário de Saúde Fábio Baccheretti também conheceu os projetos  “Setor Psicossocial da Saúde: a população com vez e voz” e “Interação Atenção Primária”, promovidos pela prefeitura de Coromandel.

Realizado por profissionais da área de serviço social e psicologia, o “Setor Psicossocial da Saúde: a população com vez e voz” está presente na Rede de Atenção à Saúde (RAS). O projeto é fundamentado nos princípios do SUS de participação popular e universalidade, sendo uma forma de escuta qualificada das necessidades dos moradores do município para promoção de políticas públicas de saúde alinhadas com as demandas sociais. A iniciativa conquistou o primeiro lugar no Prêmio Mineiro de Boas Práticas - Eixo Saúde, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) em 2023.

Já o Projeto de Interação Atenção Primária é voltado para promoção da saúde e possibilita acesso gratuito da população à prática de atividades físicas, como incentivo à adoção de um hábito de vida ativo e saudável.