Romeu Zema participa da abertura da Expoleste em Governador Valadares

Governador destaca trabalho de seu governo na geração de novos empregos e na retomada do desenvolvimento econômico

O governador Romeu Zema participou, na noite dessa quarta-feira (22/5), em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, da abertura da 17ª Expoleste, maior mostra empresarial da região. Em mais uma edição do “Giro pelo Estado”, Zema destacou a importância da feira na geração de empregos e novos negócios para Minas Gerais.

“Faz parte do meu plano de governo fortalecer o setor produtivo do estado. E uma feira como essa é um exemplo de como novos negócios podem ser gerados, como as empresas podem divulgar os seus produtos. A Expoleste é a principal feira da região, extremamente importante, e traz a indústria e o comércio para perto do consumidor. Fiz questão de privilegiar quem produz, quem investe e principalmente quem gera empregos. Onde isso acontecer em Minas vou estar junto, porque resolvendo a questão do desemprego, consequentemente nós vamos resolver muitos problemas que o estado tem”, afirmou o governador.

Zema também ressaltou o principal compromisso de sua gestão em criar novos empregos e, consequentemente, retomar o desenvolvimento do estado. Durante a abertura da exposição, ele lembrou a assinatura, horas antes, de um acordo com a Fiat para investimentos de R$ 8,5 bilhões em Minas Gerais nos próximos anos, gerando mais de 9.200 empregos.

“Isso vem ao encontro do meu maior compromisso, que é a geração de empregos. Até o momento, Minas tem sido o estado no Brasil que mais gerou empregos, superando, inclusive, São Paulo. Ainda está cedo para falar que tudo isso é reflexo da nossa gestão, mas tenho certeza que estamos no caminho certo. A situação financeira do Estado é crítica, mas estamos reduzindo o custeio e estamos caminhando para termos dentro de um, dois anos, um fluxo talvez já normal”, concluiu.

Desenvolvimento

Para o prefeito de Governador Valadares, o momento é de convergência e união. Segundo ele, somente com uma nova relação entre o Estado e os municípios será possível tirar Minas Gerais da crise.

“Nós, prefeitos, queremos trabalhar juntos com o Governo do Estado. Temos que resolver as coisas, precisamos de convergência e união para fazermos um trabalho melhor para a população e para sairmos da crise. Todos nós queremos o bem para o estado, e só vamos conseguir isso com convergência política”, disse.

A expectativa é a que a Expoleste 2019 receba mais de 60 mil visitantes entre os dias 22 e 26 de maio, e movimente mais de R$ 23 milhões em negócios, superando a marca do ano anterior. A feira é organizada pela Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACEGV) e, para o seu presidente, Jackson de Souza Lemos, os resultados da exposição são uma amostra do que pode ser feito pela cidade.

Jackson destacou, por exemplo, a importância de se manter os repasses dos municípios em dia. “Governador Valadares foi esquecida por outros governos, estamos aqui para mostrar a nossa realidade. É importante que o dinheiro circule na cidade, que a população tenha força. Precisamos que o governo nos ajude a crescer e se desenvolver”, pontou, destacando que a Expoleste é um espaço para novos negócios para a região.

Também participaram da solenidade o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduado Amaral; os deputados federais Hercílio Diniz e Euclides Pettersem; os deputados estaduais Coronel Sandro e Celise Laviola; prefeitos, vereadores, empresários, representantes de entidades e lideranças políticas.