Romeu Zema cumpre agenda de trabalho em Governador Valadares

Governador se reuniu com prefeitos, empresários e representantes de entidades da região para ouvir demandas e apresentar propostas do governo

Dando sequência ao “Giro pelo Estado”, o governador Romeu Zema se reuniu, nesta quinta-feira (23/5) em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, com prefeitos, empresários e representantes de entidades da região. O “Giro pelo Estado” visa fortalecer a presença de representantes do governo em todas as regiões mineiras. Na oportunidade, Zema ressaltou o trabalho para retomar o crescimento econômico em Minas, criando um ambiente de negócios favorável para novos investimentos.

“Nunca vi nenhuma gestão funcionar se você não vai a campo escutar os problemas. Uma gestão na qual quem está à frente fica trancado em um palácio, em um gabinete, não funciona. Da parte dos empresários, estou ciente que Minas é um estado complicado para se fazer negócios, difícil para pedir uma licença de qualquer natureza. Estamos trabalhando para simplificar a vida de quem investe, cria empregos e gera riqueza”, afirmou.

Além de apresentar propostas do governo, Romeu Zema também ouviu as demandas locais. Aos prefeitos, o governador destacou o empenho em colocar em dia os repasses às prefeituras e não repassar aos municípios responsabilidades estaduais.

“Apesar de não fazer o que o meu antecessor fez, sou responsável pelos atos que ele cometeu. Eu não transfiro para nenhum prefeito aquilo que é responsabilidade do Estado. Estamos fazendo os ajustes necessários para que cada um assuma sua real responsabilidade. Estou extremamente otimista, satisfeito, nós já estamos na direção certa, os primeiros passos já estão sendo dados e estamos avançando. Minas tem jeito e vai voltar a dar orgulho para os mineiros”, concluiu.

Transparência

O governador esteve acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo, que também respondeu algumas questões dos prefeitos referentes à área.

O prefeito de Governador Valadares, André Merlo, destacou a transparência no trabalho do governador. “Tivemos um encontro com os empresários e com os prefeitos, e nós cobramos, é claro, algumas demandas antigas, regionais. O governador foi muito solícito, transparente, mostrando a situação do Estado e a necessidade de parceria com os prefeitos, com os empresários. O rumo está certo, segurando despesas, melhorando a arrecadação”, afirmou.

Governador visita 8ª Risp, em Valadares (Crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG)

Já o presidente da Fiemg Regional Rio Doce, Marcos Lopes, aprovou a iniciativa do governador em conversar com os empresários diretamente nas regiões, conhecendo a realidade de cada um. “Ele está fazendo o que pregou na campanha, que é ouvir os empresários e tomar atitudes. O encontro fez os empresários saírem mais otimistas e esclarecidos com a situação do Estado e os planos para o futuro. A retomada da economia passa pela geração de emprego, além de ajudar a resolver os problemas sociais”, disse.

Segurança

Ainda em Governador Valadares, Romeu Zema visitou a sede da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) para conhecer as instalações, alinhar e reforçar as estratégias de segurança. A queda na violência nos três primeiros meses do ano alcança 11 dos 12 crimes monitorados pelo Estado. Em Governador Valadares, por exemplo, o número de roubos nos três primeiros meses do ano – na comparação com o mesmo período de 2018 – reduziu 43%.

Também acompanharam as agendas do governador os deputados federais Hercílio Diniz e Euclides Pettersem, os deputados estaduais Coronel Sandro e Celise Laviola, prefeitos, vereadores, empresários, representantes de entidades e lideranças políticas.