Parceria com o Estado viabiliza retorno de fabricante de artigos premium a Minas Gerais

Mais de 30 anos depois de ser fundada em Uberaba, marca Tania Bulhões vai construir fábricas de artigos de casa e de cosméticos na cidade

A marca de itens de luxo para casa e cuidados pessoais Tania Bulhões assinou protocolo de investimentos com o Governo de Minas para a construção de uma fábrica de artigos de mesa e outra de cosméticos na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. O investimento será de R$ 20 milhões no projeto, com previsão de geração de 90 empregos permanentes, permitindo à empresa ampliar e modernizar a produção, visando os mercados interno e externo.

Tania Bulhões / Divulgação

A empresa foi fundada em 1989, justamente em Uberaba, para comercializar quadros, pinturas e peças autorais de porcelana feitos pela artista plástica que dá nome à marca. Dois anos depois, o ateliê foi transferido para a cidade de São Paulo e virou loja. Hoje a marca é uma das mais conceituadas do país em artigos para mesa e jantares, com mais de 30 pontos de venda físicos e operação própria de e-commerce, com alcance em todo o Brasil.

“Esse é um projeto fundamental para conseguirmos trazer ainda mais qualidade e criatividade para nossas criações. Com o intercâmbio técnico entre a nossa fábrica em Limoges, na França, e a operação em Uberaba, seremos capazes de desenvolver porcelanas de altíssima qualidade. Além disso, a proximidade com nosso time criativo nos dará muito mais agilidade e controle de todo processo de desenvolvimento das novas coleções”, afirma o CEO da empresa, Virgílio Castro Cunha.

“Esta parceria evidencia como Minas está cada dia mais se destacando como o melhor estado do país para se investir, montar um negócio, trabalhar e viver. As iniciativas do Governo de Minas para desburocratizar o ambiente de negócios e simplificar a vida de quem  deseja trazer seu empreendimento para Minas Gerais, têm cada dia mais mostrado resultados positivos para o estado”, avalia Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Em 2022, a Tania Bulhões firmou uma importante parceria com o fundo de private equity Treecorp, que passou a ser sócio minoritário da empresa. O acordo dá suporte à estratégia de expansão e internacionalização da marca.

Vantagens competitivas

A Invest Minas, agência de atração de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), atuou no auxílio à empresa para interlocução com as demais esferas de governo estadual e com a administração municipal a fim de buscar as melhores condições para a instalação do empreendimento em Minas. “Essa é uma fábrica que vai produzir itens de alto valor agregado e que tem parcerias com marcas internacionais, o que certamente traz ganhos na geração de empregos especializados na região e na arrecadação para o município e para o Estado. Além de agregar valor à nossa economia, a vinda desse investimento também reforça as grandes vantagens competitivas oferecidas por Minas Gerais aos empreendedores, seja qual for a área de atuação”, afirma o diretor de Atração de Investimentos da Agência, Leandro Andrade.

Elisa Araújo, prefeita de Uberaba, também comemorou o retorno da Tania Bulhões à cidade mineira. “Uberaba segue avançando e atraindo mais empresas. E agora, com o empreendimento da Tania Bulhões, ficamos mais orgulhosos por receber uma empreendedora uberabense. Receber esse projeto fantástico na cidade demonstra que estamos no caminho certo", diz.

As obras da unidade da Tania Bulhões em Uberaba devem começar em breve, com previsão de entrada em operação para o primeiro semestre de 2025. “É uma grande satisfação podermos levar esse projeto para Uberaba, cidade de origem da nossa fundadora e da marca Tania Bulhões”, conclui Virgílio Castro Cunha.