Executivo firma acordo para impulsionar mobilidade elétrica no estado

Parceria com Raízen Power foi oficializada durante inauguração da primeira estação de recarga rápida Shell Recharge em Belo Horizonte

Para fortalecer o avanço da eletromobilidade no estado, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), firmou, nesta sexta-feira (26/4), parceria com a Raízen Power, com a inauguração da primeira estação de recarga rápida de veículos elétricos da empresa no Posto Shell Oceano, em Belo Horizonte.

O evento contou com a presença de autoridades do Governo de Minas e representantes da empresa do Grupo Shell, Raízen Power.

A construção de um hub de recarga elétrica interligando o Aeroporto de Confins, Cidade Administrativa e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) até outros pontos em Belo Horizonte está entre as principais novidades trazidas pelo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Governo de Minas e a Raízen.

A estação é a segunda da rede Shell Recharge no estado. A primeira está localizada em Betim. As duas estações possuem conectores do tipo CCS2 e o modelo japonês CHAdeMO.

Mercado

Segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Minas Gerais também vem ganhando destaque no mercado de veículos eletrificados e, somente no primeiro trimestre de 2024, houve a venda de mais de 2,2 mil desses veículos.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, destaca que a parceria entre o Governo de Minas e a empresa é fundamental.

“Visto o protagonismo de Minas Gerais no processo de transição energética nacional, o projeto de eletromobilidade apresentado pela Raízen vem ao encontro do trabalho desenvolvido pela gestão do governador Romeu Zema na pauta de transição energética, tratada como prioritária. Iniciativas como estas abrem outros caminhos para a continuidade e evolução do setor”, explica o secretário.

Foco na transição energética

O Governo de Minas tem como uma de suas prioridades avançar na pauta da transição energética. Para isso, vem trabalhando em diversas frentes, como o setor de energia limpa, que é destaque nacional.

Cerca de um quinto de toda a energia solar produzida no Brasil está concentrada em Minas Gerais, segundo o levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2024.

No início deste mês, Minas atingiu 8 GW de energia solar em operação, o que corresponde a 71,27% da capacidade instalada total da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, maior usina hidrelétrica do Brasil e a quarta maior usina hidrelétrica do mundo, segundo a Aneel.

No comparativo, a  potência instalada também é capaz de abastecer 5.2 milhões de residências (com um consumo médio residencial de 170 kWh/mês) e beneficiaria mais de 15.8 milhões de pessoas.

Iniciativas

Iniciativas como a Rota da Descarbonização também estão entre as principais ações com o intuito de acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, potencializar investimentos e empregos verdes, além de aumentar a competitividade dos produtos mineiros no mundo.

"A assinatura desse acordo representa claramente o interesse de Minas Gerais de colocar em prática ações voltadas ao aumento da eletromobilidade, em consonância com o projeto de descarbonização constante da sua economia, se traduzindo em políticas públicas mais assertivas", pontua Ronaldo Barquette, diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Barquette acrescenta ainda: "não dá para pensar em eletromobilidade sem pensar em infraestrutura. Por isso, a importância desse projeto da Raízen para o estado. Que venham muitos mais!".

O diretor de Mobilidade Elétrica da Raízen Power, Rafael Rebello, também celebrou a parceria. “A junção de forças é essencial para o avanço da eletromobilidade, por isso, temos impulsionado a realização de parcerias com outras empresas e incentivado o debate na área pública. Para nós, é muito significativo fazer parte de um projeto tão importante como este em um estado tão relevante quanto Minas Gerais”, comenta.

Sobre a Raízen Power

Raízen Power é a marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen – referência global em biocombustíveis e bioenergia.

Uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil em volume, a Raízen Power possui mais de 70 mil clientes conectados no seu amplo portfólio de soluções integradas e customizadas para diversos perfis de clientes, que vão desde pessoas físicas até grandes empresas.

A marca opera plantas de geração de energia centralizada e distribuída por meio de fontes renováveis como a solar, biomassa proveniente do bagaço da cana-de-açúcar, pequenas centrais hidrelétricas e biogás de aterros urbanos.

Oferece serviços de Geração Distribuída (GD) em diversos estados do território nacional, migração e gestão para o Mercado Livre de Energia, comercialização de energia elétrica, certificados de energia renovável (I-RECs) e soluções de recarga para veículos elétricos por meio do programa Shell Recharge.

Além disso, firma parcerias e investimentos em startups e energytechs que atuam conjuntamente no seu ecossistema de negócios com o objetivo de avançar cada vez mais na oferta de soluções aos consumidores para democratizar o acesso à energia limpa para todos em toda a sua jornada, tanto em casa, no trabalho ou no seu deslocamento.

Na safra 2022/23, a marca negociou 2,2 GW médios de energia, expandiu a sua atuação em GD para mais de 50 sites espalhados pelo Brasil e atingiu um resultado operacional de R$ 1 bilhão de Ebitda.