Novo Centro Especializado vai ampliar serviços de saúde para mais de 180 mil pessoas de Curvelo e região

Viabilizada com recursos do Governo de Minas, unidade vai disponibilizar consultas e exames de média complexidade

Exames como eletrocardiograma, ultrassom obstétrico, ultrassonografia com doppler de fluxo obstétrico, mapa e holter. Tudo isso agora está mais perto de quem vive em Curvelo e outros 11 municípios do entorno, na região Central do estado. A novidade é a inauguração do Centro de Atenção Ambulatorial Especializada (CAAE), que chega para ampliar o acesso a serviços de saúde a aproximadamente 180 mil pessoas.

Presente no município, o governador participou da cerimônia de inauguração do espaço, nesta sexta-feira (7/7). Agora, a população local poderá realizar consultas bem mais perto de casa, nas seguintes especialidades: Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Mastologia, Cardiologia, Endocrinologia, Angiologia, Cirurgia Geral, Ortopedia, Nefrologia e Oftalmologia. Além disso, exames como mamografia e ultrassom de mama poderão ser feitos lá mesmo, oferecidos por prestadores terceirizados.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

“No ano passado, estive na inauguração de uma unidade hospitalar em Barbacena - e vejo como todos esses passos que estamos dando no estado fazem a diferença e melhoram a vida das pessoas. Conversei com um jovem que me disse que, se não fosse essa unidade em Barbacena, eu teria que levar meu pai para ser internado em Belo Horizonte”, lembrou o governador.

"O que nós estamos fazendo é levar a assistência para o interior. Uma pessoa que já está com a saúde fragilizada ser submetida a 12 horas de viagem, três vezes por semana, é algo que vai contra a dignidade do ser humano. Esses vazios assistenciais estão se reduzindo no estado", ressaltou. "Depois de quatro anos à frente do governo, posso dizer que todos os indicadores melhoraram, e estamos trabalhando para que Minas Gerais continue sendo o estado que mais cresce no Brasil. É nisso que acredito: quando tem gestão, tem realização”, finalizou.

Estrutura

Com atendimento multiprofissional, o novo CAAE de Curvelo vai contar com equipes de enfermagem, farmácia, assistente social, nutrição e psicologia. A estrutura possui 20 salas, sendo 15 consultórios - além de recepção com capacidade para 40 pessoas.

“É muito bom saber que o maior investimento em saúde que Minas está fazendo em sua história está gerando frutos, como esse Centro de Atenção Ambulatorial Especializada. Isso só é possível por conta de uma gestão séria como a do Governo de Minas e da Prefeitura de Curvelo”, disse o secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Fábio Baccheretti.

O prefeito de Curvelo, Luiz Paulo Glória Guimarães também elogiou a parceria do Governo de Minas com o município para a entrega deste novo espaço para assistência em saúde. “A inauguração do Centro vai ser muito importante para Curvelo e principalmente, para os municípios da região. Vamos poder atender ainda mais pessoas que precisam de atendimento”, disse.

Ao todo, estão sendo diretamente beneficiados 11 municípios que integram a microrregião de Saúde de Curvelo (Augusto de Lima, Buenópolis, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Inimutaba, Monjolos, Morro da Garça, Presidente Juscelino, Santo Hipólito, Três Marias).

Investimentos

Para que o local fosse adaptado para se tornar um Centro de Especialidades, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), investiu mais de R$ 3,8 milhões, sendo R$ 3.348.446,74 para o custeio e R$ 502.267,01 para investimentos na unidade e sua estrutura.

O prédio do novo CAAE – que foi construído para ser uma UPA Porte II - estava sendo utilizado, até então, como Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Vale ressaltar que, entre 2019 e 2022, o município de Curvelo recebeu, do Governo do Estado, mais de R$ 51 milhões, que foram repassados ao Fundo Municipal de Saúde (FMS).

Rota Guimarães Rosa

Pela manhã, o governador cumpriu agendas de trabalho em Caetanópolis, Araçaí e Cordisburgo, municípios próximos, também na região Central. Em Caetanópolis, o primeiro compromisso foi na Casa Clara Nunes, um museu que foi restaurado e que reconta a história de uma das principais cantoras brasileiras. Zema teve a oportunidade de conhecer a casa onde a cantora viveu até os 16 anos.

Em seguida, o chefe do Executivo se reuniu com o prefeito João Procópio e demais lideranças para tomar um café e escutar sobre o desenvolvimento da região e demandas. O governador também foi ao Hospital Dr. Pacífico Mascarenhas, que foi atendido pelo Programa de Eficiência Energética da Cemig nos hospitais. A iniciativa conta com duas ações: a substituição de equipamentos e a implementação do sistema de gestão estratégica de energia.

Já em Araçaí, Zema foi recebido pelo prefeito Marcio Kalú, na Casa de Cultura. Após o encontro, o governador vistoriou dois veículos doados para o município que serão utilizados na área da Saúde.

Cordisburgo foi o último destino do governador antes de seguir para Curvelo. Na ocasião, ele conheceu o Museu Casa Guimarães Rosa acompanhado pelo prefeito José Maurício. A casa, onde o escritor e diplomata viveu até os 9 anos, foi apresentada pelos contadores de Estórias Miguilim, um projeto que existe há 25 anos.