Nova UBS deve atender até 3,5 mil pessoas em Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas

Governador vistoriou as obras da estrutura de Saúde da Família; Unidade vai garantir o acesso da população a cuidados médicos

O Governo de Minas está finalizando as obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) em Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, que deve atender até 3,5 mil pessoas com uma equipe de Saúde da Família. Nesta quinta-feira (10/8), o governador Romeu Zema supervisionou as obras do novo equipamento de saúde do município, que deve estar pronto para atender a população no final de setembro.

"Queremos que o mineiro tenha dignidade e melhore de vida, e na saúde o avanço tem sido enorme”, disse o governador, lembrando que o Governo de Minas deve direcionar recursos para a construção de mais 200 UBSs em todo o estado. Zema também ressaltou a facilidade de acesso a cuidados médicos que a unidade garantirá à população, além de outros aprimoramentos como a universalização do Samu em todas as regiões de Minas e os seis hospitais regionais que estão em obras, dentro do esforço de descentralizar os procedimentos médicos.

Onde tem gestão, tem realização

A UBS Geralda Carielo começou a ser construída em 2014, e a previsão era que o local fosse concluído para prestar serviços à população no mesmo ano. No entanto, ela foi paralisada com 29,9% da estrutura pronta.

A um custo total de R$1,65 milhão, a construção da nova UBS foi retomada na atual gestão com um aporte de mais de R$ 1,3 milhão para sua conclusão, em duas parcelas de R$ 664 mil e R$ 693 mil, repassadas respectivamente nos anos de 2021 e 2022.

“É uma satisfação entregar essa obra depois de dez anos. Estamos dando mais um passo importante para reduzir o desperdício de recurso público que as obras inacabadas representam para o pagador de impostos”, afirmou o governador de Minas.

Estrutura

Localizada no bairro Bela Vista II, a UBS terá estrutura para comportar uma equipe de Saúde da Família, formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde.

O Governo de Minas repassou R$ 363,9 milhões para os municípios realizarem investimentos em UBSs, entre 2019 e 2023, dos quais R$ 59 milhões foram para retomar as obras que foram paralisadas entre 2012 e 2013; R$ 50,1 milhões para a construção de 41 novas UBSs; e R$ 254,7 milhões para ações e serviços de manutenção e pequenos reparos nas UBSs já existentes.

Encontro com lideranças

O governador ainda cumpriu agenda de trabalho em mais cinco municípios da região: Areado, Alterosa, Conceição da Aparecida, Alpinópolis e São José da Barra. Zema se encontrou com prefeitos, vereadores e a população.

“Minha vinda à região é uma demonstração de que o Governo de Minas está presente, não só por meio dos repasses obrigatórios e que são de direito dos municípios, mas escutando os gestores, observando como se encontra a infraestrutura e como os recursos estão sendo empregados”, disse.

Em todas as cidades o governador teve a oportunidade de constatar que a manutenção da cota mínima de 762 metros acima do nível do mar para o Lago de Furnas voltou a gerar oportunidades.

“Há dois anos, visitei alguns empreendimentos na região que estavam praticamente fechando. Hoje, visitando uma pousada, o proprietário me disse que 80 empregos voltaram a ser gerados após a manutenção da cota”, afirmou.

A cota condiciona o uso múltiplo das águas para atividades como turismo, piscicultura e geração de energia. A medida foi instituída pela Emenda Constitucional 106, em dezembro de 2020, quando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tombou tanto o Lago de Furnas como patrimônio imaterial.