Minas Gerais lidera ranking nacional de geração centralizada de energia solar fotovoltaica

Estado tomou a dianteira do setor, ultrapassando a Bahia e o Piauí, e agora responde por 22,37% de toda potência em operação na modalidade

  • ícone de compartilhamento

Minas Gerais, um dos estados de maior extensão territorial do país, com 853 municípios, é também rico em potencial para geração de energia solar fotovoltaica, uma energia limpa e renovável. E, tendo isso em vista, além da ampla gama de iniciativas e investimentos do governo do estado no setor, Minas assumiu a liderança nacional na geração de energia solar fotovoltaica na modalidade geração centralizada em operação, uma marca inédita que torna o estado uma referência nesta categoria. 

De acordo com dados da Aneel, o estado adentrou o mês de setembro ocupando o 3º lugar no ranking, com 1,038 GW em operação. O estado da Bahia ocupava o 1º lugar, com 1,35 GW, enquanto que o estado do Piauí ocupava o 2º lugar, com 1,24 GW. Ao longo do mês de setembro, com a entrada em operação de empreendimentos importantes para a matriz energética, Minas Gerais ultrapassou os estados da Bahia e do Piauí, assumindo a liderança do ranking com 1,44 GW em operação, enquanto ambos os estados seguem com 1,35 GW e 1,24 GW, respectivamente. Portanto, Minas Gerais, agora, responde sozinha por 22,37% de toda a potência outorgada de energia solar fotovoltaica em operação na modalidade geração centralizada do Brasil. 

Projeto Sol de Minas

Tais resultados refletem, dentre outros aspectos, os esforços empreendidos no âmbito do Projeto Sol de Minas, que conta com parceiros como a Cemig e a Invest Minas, com o objetivo de atrair investimentos para o Estado, melhorar o ambiente de negócios e aumentar a capacidade instalada de energia em Minas Gerais.

Norte do estado

Tendo em vista este enorme potencial solar, principalmente da região norte do estado, na terça-feir (27/9), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, pactuou com as empresas Sul Americana de Metais S.A. (SAM) e a CGN Brasil Energia e Participações S.A. a construção de um Parque Solar que, além da capacidade instalada de 800 MW de energia, ainda vai gerar cerca de 2.500 empregos para a região. Esse novo projeto, além de explorar todo potencial energético da localidade, ainda vai amplificar as opções econômicas e, com isso, o desenvolvimento do norte de Minas. 

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, essa conquista de Minas em relação à geração de energia solar reflete, ante outras coisas, “investimentos sólidos e constantes no setor, além da melhoria no ambiente de negócios voltados para energia sustentável, fortalecendo a cadeia produtiva da geração de energia solar e prospecção de investimentos voltados para esse tipo de energia’’.
 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas