Ipsemg reforça necessidade de prevenção ao câncer de mama

Campanha “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?” busca conscientizar mulheres para a importância do diagnóstico precoce

  • ícone de compartilhamento

O câncer de mama representa quase 25% de todas as neoplasias diagnosticadas em mulheres no mundo inteiro. Não por acaso, a campanha Outubro Rosa busca sensibilizar as pessoas para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.  

Faixa etária, histórico familiar e gineco-obstétrico, uso de terapias hormonais na pós-menopausa, nutrição, obesidade, sedentarismo, classe social e a própria vida emocional da mulher são alguns dos fatores de risco escritos pelo mastologista do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Alexandre Barra. “Ainda que mulheres jovens possam ser diagnosticadas com câncer de mama, a faixa etária com maior incidência vai dos 50 aos 70 anos” ressalta.

Entre sintomas e sinais que devem ser observados com cuidado, o médico aponta caroços ou nódulos endurecidos, fixos e geralmente indolores. "Esta é a principal manifestação da doença, por estar presente em mais de 90% dos casos diagnosticados", observa.

Outros sinais são: alterações no bico do peito (mamilo), pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço, saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja. Rastreamento

É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O exame avalia suspeitas de alterações na mama e poderá ser feito em qualquer idade quando há indicação médica. O Ipsemg oferece um exame de mamografia a cada 12 meses para mulheres entre 40 e 69 anos, isento de coparticipação.

Para as pacientes diagnosticadas com câncer de mama, o Ipsemg disponibiliza tratamento cirúrgico no hospital da rede própria, o Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte, e na rede conveniada em todo estado.

Tratamento

No Instituto é oferecido serviço de Mastologia e Oncologia e Radioterapia com parceiros conveniados, que permite o tratamento completo. Alexandre Barra salienta que o tratamento realizado no Ipsemg é o mesmo que é feito mundialmente.

Além do tratamento convencional, o Ipsemg também tem equipe multidisciplinar para orientações e suporte. São mastologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, oncologistas clínicos, radioterapeutas, cirurgiões plásticos, assistentes sociais e psicólogos – Núcleo de Assistência ao Paciente Oncológico (Napo).

Iluminação e sextou rosa'

Em apoio a campanha Outubro Rosa, as fachadas do Hospital foram iluminadas de rosa e as unidades do Instituto estão participando do movimento sextou de rosa. Nas sextas-feiras, os colaboradores usam rosa para lembrar e incentivar as mulheres a se cuidarem.



Últimas