Importância da integração de políticas públicas marca abertura do 6º Encontro Pró-Mananciais

Participantes destacam que força das parcerias é essencial para garantir a segurança hídrica em Minas Gerais

  • ícone de compartilhamento

Copasa / Divulgação

Mais de 600 pessoas participaram na noite desta terça-feira (27/6) em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), da abertura do 6º Encontro do Pró-Mananciais, programa da Copasa, referência no país, para proteção e recuperação de microbacias hidrográficas de Minas. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades que destacaram a força da parceria para o avanço da segurança hídrica no Estado e no país.

Criado em 2017, o Pró-Mananciais já quadruplicou sua presença no estado ao longo dos últimos cinco anos e, até o momento, já está em 291 municípios mineiros. Durante a solenidade, o diretor de Relacionamento com o Cliente da Copasa, Cleisson Jacomini, afirmou que até o final deste ano o programa terá recebido investimentos da ordem de R$ 100 milhões.

“Esse é um projeto de vida, porque quando falamos de proteção de mananciais, estamos falando da sobrevivência. Sabemos das dificuldades, mas temos um propósito, que é cuidar da água. E dentro dessa política, a nossa agenda ESG tem um cuidado muito especial com a sustentabilidade, e o Pró-Mananciais é o carro-chefe desse trabalho”, disse Cleisson Jacomini ao representar o presidente da Copasa, Guilherme Duarte.

Um dos principais focos do Pró-Mananciais é a restauração florestal por meio do cercamento e plantio das áreas de preservação ambiental de bacias hidrográficas. E os resultados obtidos desde sua implantação apontam para uma melhora considerável da área verde no entorno dos cursos d'água. No encontro, o superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Copasa, Nelson Guimarães, falou da robustez do programa, que pode ser medido em números.

“Um dos princípios fundamentais desse programa é a parceria e destaco aqui o pioneirismo do Pró-Mananciais no país. Não há nenhuma iniciativa parecida no Brasil na dimensão que temos em Minas Gerais. São 2 milhões de metros de cerca, 22 mil barraginhas de infiltração de água, mais de 660 mil mudas plantadas nas bacias dos mananciais e 1,5 mil quilômetros de recuperação de estradas rurais, a mesma distância entre Minas e Sergipe”, explicou o superintendente.

Também presente na solenidade, o diretor da Arsae, Samuel Costa, ressaltou que o obstáculo entre a regulação e prestação de serviços ficou no passado e que os órgãos estão em processo de cooperação. “O objetivo tanto da agência reguladora quanto das companhias é comum: o de garantir um serviço de qualidade ao cliente e a proteção dos mananciais. Portanto, esse encontro é tão importante para traçar ações em prol do saneamento e do meio ambiente”, destacou.

Representando o Instituto Estadual de Florestas (IEF), César Augusto Cruz, destacou a importância da integração de políticas públicas para garantir meio ambiente saudável e qualidade da água. “E esse é um programa de dimensões gigantescas cuja base é essa integração. É com trabalhos como esse que podemos vislumbrar um futuro melhor”, disse em seu pronunciamento.

O diretor da Emater, Otávio Maia, disse ser uma honra fazer parte desse grupo de integrações de políticas públicas. “Completando neste ano 75 anos de ações parceiras, atuando em 811 municípios mineiros, é um orgulho para a Emater integrar esse grupo de atores e forças em prol da água e do meio ambiente”, ressaltou.

O diretor do Instituto de Gestão das Águas (Igam), Marcelo Fonseca, também destacou a importância da parceria, da gestão participativa e descentralizada como essenciais para os avanços. “Para garantir segurança hídrica no estado, garantir água em qualidade e em quantidade, precisamos ter parceiros, gestão participativa e descentralizada, e isso que já vejo no Pró-Mananciais”, alertou.

Durante o evento, a coordenadora do Pró-Mananciais, Maira Feres, anunciou a criação de um site destinado ao programa. “Vai ser lançado em julho mais uma ferramenta para dar visibilidade para quem atua no programa. Vai ser um espaço para divulgar informações e trazer conteúdo produzido por vocês. Vamos nos unir, trocar experiências e mostrar tudo de valioso que tem sido construído”, afirmou.



Últimas