Hospital Governador Israel Pinheiro promove campanha solidária para pacientes da oncologia

Hospital realiza troca de lenços e livros e doação de cabelo; qualquer pessoa pode contribuir

  • ícone de compartilhamento

Buscando um acolhimento humanizado, o Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do estado de Minas Gerais (Ipsemg), em Belo Horizonte, realiza, regularmente, ações solidárias no setor de Oncologia. Entre as principais estão troca de lenços e doação de cabelo, mas também ocorrem empréstimos de livros entre todos que frequentam o local.  

Segundo o coordenador da Oncologia do HGIP, Ronald Silva, as doações de lenço podem ser feitas espontaneamente no local e fica disponível para os beneficiários em tratamento. O cabideiro fica ao lado da sala de coordenação da Oncologia, próximo da recepção.   

A troca de livros, ideia da responsável técnica pela Clínica de Onco-hematologia, Erika Carvalho, conta com um cartaz impresso localizado na mesa da recepção na entrada principal. Os pacientes são incentivados a pegar emprestados os livros e se possível, doarem. A leitura é uma opção para a espera durante a medicação, mas também para o momento de lazer em casa. 

O setor ainda recebe as doações de cabelo dos pacientes, familiares e colaboradores. As mechas recolhidas são direcionadas para a ONG de Belo Horizonte Fio de Luz, que recebe o cabelo e faz perucas para doação. 

“O intuito de toda essa movimentação é mostrar a importância de se manter vivo atrás de cada história. Doar e receber traz conforto para as pessoas, principalmente para aquelas que precisam de uma peruca ou do lenço para poder passar essa fase da vida com menos impacto”, destacou Ronald Silva.  

Os colaboradores do HGIP trabalham diariamente na tentativa de trazer melhor qualidade de vida para as pessoas que, em muitos momentos, já estão tão cansados e sem esperança com a sua patologia. Dessa maneira, o Ipsemg reforça a importância da doação de livros, cabelos ou lenços e, convida aos interessados a participarem deste gesto solidário. 

O acesso ao setor da Oncologia é feito pela Alameda Vereador Álvaro Celso, ao lado do Serviço Médico de Urgência (SMU). O funcionamento é de 7h às 18h e as doações podem ser feitas na recepção. 



Últimas