Hospital do Ipsemg faz ação no Dia Nacional da Doação de Órgãos

Até setembro, a unidade realizou uma doação de múltiplos órgãos e cinco doações de tecidos oculares 

  • ícone de compartilhamento

Para celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em dia 27/9, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), por meio da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Departamento de Educação Permanente (Deep) e Gerência Administrativa Hospitalar, realizou com colaboradores e pacientes do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte, uma ação para conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. 

Ipsemg / Divulgação

De acordo com os dados divulgados pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, mais de 57 mil pessoas no Brasil aguardam por um órgão para transplante. Em Minas Gerais, são 6.141 pessoas na espera pela doação, sendo 2.986 pelo transplante de córnea.  

“Infelizmente, ainda há resistência da população para ser um doador, o que acentua para o alto índice de pessoas aguardando por doação. Frente a este cenário, o Ipsemg promove ações internas com o intuito de sensibilizar servidores e beneficiários, além de difundir informações sobre a importância da doação de órgãos”, explica enfermeira da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, Rosimara de Oliveira. 

O “Setembro Verde”, promovido no HGIP, contou com exposição de um banner com orientações sobre transplante e doação de órgãos, entrega de folhetos informativos, lenços verdes e camisas com o slogan da campanha. A frente do prédio do Hospital também foi iluminada com luzes verdes, cor que simboliza a esperança e é uma marca da campanha.  

Doação de órgãos no Ipsemg  

De acordo com o último levantamento realizado pela CIHDOTT do Ipsemg, equipe responsável pelos procedimentos internos para captação de doadores no hospital, até setembro deste ano, o HGIP registrou 403 óbitos, desses 13 óbitos foram liberados para doação que resultaram em uma doação de múltiplos órgãos e cinco doações de tecidos oculares. 

O coordenador e médico da Comissão, Luiz Augusto Fernandes da Silva, esclarece que a doação de órgãos acontece por uma série de processos e protocolos estabelecidos pelas Instituições de saúde. “Para que a pessoa seja uma doadora, o primeiro passo é o consentimento, ou seja, que ela manifeste, e comunique à família. Nos casos de morte, é expressamente importante que o familiar dê a autorização para que os órgãos sejam liberados para doação”.  

Dúvidas e mais informações sobre doação de órgãos, podem ser realizadas pelos canais de atendimento:  

  • Centro Nacional de Transplantes – 0800 644 6445 

  • MG Transplantes – 0800 283 7183 

  • Disque Saúde – 136  

  • CIHDOTT – 3237-2550 

As ações no HGIP foram desenvolvidas pelo o médico da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOT), Luiz Augusto Fernandes da Silva, a enfermeira da CIHDOT, Rosimara de Oliveira, o Gerente Administrativo Hospitalar (Gead), João Marcelo Simões Gonzaga de Souza, a chefe do Departamento de Educação Permanente (Deep), Alexia Cristina Ribeiro Cagnoli, a enfermeira Deep, Luísa Guedes e as acadêmicas Ana Luíza Gomes Cerino e Anna Clara de Sá Moraes.  

 



Últimas