Governo e PBH realizam ação de vacinação na Cidade Administrativa

Imunização contra a covid-19 e a influenza teve início nesta segunda e vai até quarta-feira (21/6)

O Governo de Minas e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) estão realizando uma ação de vacinação contra a covid-19 (imunizante bivalente) e a Influenza nos dias 19, 20 e 21/6, no Centro de Convivência da Cidade Administrativa de Minas Gerais (Camg). A iniciativa conjunta da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Secretaria Municipal de Saúde, conta com a colaboração da instituição de ensino Faminas.

Durante os três dias, tanto os servidores públicos quanto a população em geral poderão se imunizar, das 8h às 11h20 e das 12h40 às 16h. A vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, está sendo aplicada em pessoas com 13 anos ou mais. Já o imunizante bivalente contra a covid é destinado a pessoas com idade acima dos 18 anos. Os interessados devem apresentar um documento de identidade e o cartão de vacinação.

Durante a abertura da ação extramuros, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, conclamou os servidores e colaboradores a se vacinarem e alertou que a cobertura vacinal está abaixo do ideal. “Estamos tentando restabelecer o alcance das metas com várias estratégias, principalmente com a vacinação extramuros. Aqui na Cidade Administrativa cerca de seis mil pessoas circulam diariamente e nosso objetivo é exatamente o de facilitar a vacinação para elas”, disse Baccheretti.

O secretário destacou ainda outras iniciativas do Governo de Minas para ampliação da cobertura vacinal no estado. “Temos estratégias como o vacimóvel, em que vamos investir mais de R$ 100 milhões para ampliar a vacinação e garantir que doenças já extintas não voltem, como a poliomielite e o sarampo, que há pouco tempo voltou a circular no Brasil. Precisamos que as pessoas não acreditem em desinformação que fala que as vacinas podem causar efeitos colaterais graves. As vacinas protegem de doenças e essas, sim, podem matar”, concluiu.

A servidora da SES, Terezinha de Fátima Mattar, de 67 anos, foi a primeira da fila para se vacinar contra a covid-19. “Já tomei todas as vacinas e falta só a bivalente. Essas ações são muito importantes e facilitam para mim e para todos os colegas. Para sair daqui e se vacinar em outro lugar é muito mais difícil”, afirmou.

Valtencir Borges Rezende, servidor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), aproveitou a oportunidade para tomar as duas vacinas, contra a Influenza e contra a covid-19. “Achei uma brilhante iniciativa a vacinação na Camg. Eu já queria tomar as vacinas, mas os locais estavam meio distantes para mim. Por isso, ações como essa são muito importantes”, assegurou.

O servidor Antônio César Domingues, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), também foi tomar os dois imunizantes e corroborou a opinião dos colegas. “É ótimo tomar vacina aqui na Cidade Administrativa porque a gente vem, toma a vacina e volta para o local de trabalho. Isso ajuda muito. E, se tem a vacina, temos que vacinar. É muito importante nos imunizarmos, principalmente por termos contato com muitas pessoas o tempo todo”, ressaltou.

Eduardo Emílio Rodrigues Teixeira, que trabalha na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), foi ao Centro de Convivência para tomar a vacina bivalente contra a covid-19 e destacou a importância da vacinação. “A gente tem que ter o controle do cartão de vacinas, porque não sabemos o que esperar desses vírus e suas mutações em relação à nossa imunidade. E poder se vacinar no local de trabalho é uma facilidade grande não apenas para nós que aqui trabalhamos, mas até mesmo pela possibilidade de trazer a família para se vacinar também”, salientou.

Cobertura vacinal

Minas Gerais recebeu 4.759.668 doses da vacina Pfizer bivalente contra covid-19, das quais 2.400.387 foram aplicadas (50,43%), sendo 1, 3 milhão em maiores de 60 anos (27,31%).

Já contra a influenza, o estado recebeu 8.476.000 doses, das quais 5.277.527 foram aplicadas (62,26%). A cobertura vacinal dos públicos prioritários (gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores da saúde, professores) é de 54,22%, sendo 46,65% entre gestantes, 59,63% entre idosos e 42,46% entre crianças.

Os dados de cobertura vacinal contra a covid-19 e a influenza podem ser acessados em nos painéis Vacinômetro da SES-MG e do Ministério da Saúde.

Serviço

Governo e PBH realizam ação de vacinação contra a covid-19 e influenza na Cidade Administrativa

Data: 19, 20 e 21/6/2023

Horário: das 8h às 11h20; e das 12h40 às 16h