Governo do Estado firma parcerias para promover o Destino Minas Gerais na maior feira de turismo da América Latina

Anúncios envolvem atuações conjuntas para ampliar o potencial do estado e conexão do trade turístico para geração de novos negócios

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O Governo de Minas firmou, nesta segunda-feira (3/4), em São Paulo, parcerias para promover o estado como destino de viajantes do Brasil e do mundo. Os anúncios foram feitos no estande de Minas Gerais especialmente preparado para a maior feira de turismo da América Latina, a WTM Latin America 2023, que está em sua 10ª edição.

O governador Romeu Zema esteve no espaço do estado no evento para acompanhar a assinatura, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), de protocolo de intenções com a CVC, operadora de viagens do Brasil, com o objetivo de promover o Destino Minas Gerais, em especial as cidades históricas do estado.

De acordo com o governador, "ter uma operadora do porte da CVC levando mais turistas para Minas, divulgando adequadamente, fazendo convênios com a rede hoteleira é fundamental e leva o nome de Minas para milhares de brasileiros".

Os destinos serão oferecidos tanto em lojas físicas quanto nas redes sociais da companhia de viagens. O acordo é resultado de atuação conjunta entre a Secult e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Invest Minas).

Conforme o acordo assinado, a Secult ficará responsável pela capacitação dos agentes de viagens da CVC que estiverem designados para venda dos destinos prioritários de Minas. A qualificação será estendida aos profissionais das filiais do estado e de todo o Brasil.

A CVC também vai realizar reuniões on-line para mobilizar as lideranças das cidades emissoras. Por sua vez, a Secult se compromete a prestar apoio e assistência à empresa durante cada etapa do projeto. "Não tenham dúvidas de que muitos brasileiros estarão viajando, visitando, tendo suas experiências e realizando seus sonhos dentro do estado de Minas Gerais", projetou o diretor executivo de Produtos da CVC, Fábio Mader.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, destacou a parceria como mais uma medida de fortalecimento do setor no estado, simbolizado pela presença do governador na WTM Latin America.

"É a primeira vez que um governador do estado de Minas Gerais vem à maior feira de turismo da América Latina, isso representa o que o turismo tem sido em Minas Gerais, uma verdadeira política de Estado" enfatizou Leônidas, ao elogiar os efeitos das ações empreendedoras. "Isso fez com que o PIB do turismo mineiro alcançasse o dobro da média nacional" ponderou o secretário.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG


Travel Next Minas

Na ocasião, o Governo de Minas também lançou oficialmente a 1ª edição da Travel Next Minas, evento que ocorrerá em Belo Horizonte nos dias 23 e 24/6, com o objetivo de conectar as principais operadoras de turismo e agências de viagens aos destinos e fornecedores do trade turístico. A iniciativa servirá como vitrine para Minas Gerais estimular a compra de passagens e para que todo o potencial turístico mineiro seja explorado.

A feira vai receber cerca de 3 mil profissionais de turismo e mais de 300 marcas expositoras. O palco será o novo Centro de Eventos do Power Shopping Centerminas, com área total de 2.150 metros quadrados e ampla estrutura, que inclui estacionamento, praça de alimentação, área de convivência e dois auditórios.

A Travel Next Minas vai permitir aos agentes acesso a palestras sobre temas como inovação, vendas, marketing digital, inteligência emocional e liderança, o que contribuirá para a sua capacitação profissional.

Neste momento, já estão confirmados representantes de destinos nacionais, como Rio Grande do Sul, Paraíba, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No plano internacional, Turquia, Peru, Emirados Árabes (Ras Al Khaimah), Marrocos, Egito, Jordânia, México e Argentina também estão com presença garantida.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG


Minas na WTM Latin America

O governador Romeu Zema também participou do desenlace da fita que representou a abertura da 10ª WTM Latin America no Expo Center Norte, na capital paulista. A programação segue até quarta-feira (5/4), com expectativa de reunir cerca de 20 mil profissionais e 565 empresas expositoras do setor de viagens e turismo de mais de 40 países.

Ao lado de autoridades como o prefeito da capital Paulista, Ricardo Nunes, do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, e o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, Zema ressaltou os trunfos de Minas para atrair turistas e pontuou os desafios para garantir que a infraestrutura comporte a vocação do estado.

"O governo tem dado todo o apoio a uma atividade econômica tão relevante, que gera emprego, gera renda. Temos um setor hoteleiro preparado, somos o estado com o maior número de cidades históricas, estâncias hidrominerais e lagos, com um potencial turístico enorme", ressaltou o governador. Ele ressaltou, ainda, o trabalho desenvolvido pelo Estado, por meio do Provias, para melhorar a malha viária.

O estande Minas na WTM Latin America 2023, palco das novidades anunciadas nesta segunda-feira, foi desenvolvido para proporcionar uma experiência capaz de transportar o visitante para lugares icônicos de Minas Gerais - como as igrejas barrocas e o Mercado Central. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Gustavo Penna e pelo designer Gustavo Greco, ambos premiados e reconhecidos no Brasil e internacionalmente. O resultado foi um estande mais aproximado da ideia de galeria de arte, cultura e turismo, baseado nas paisagens e tradições mineiras.

No espaço exclusivo, é possível conferir imagens projetadas - que foram produzidas pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC) - combinadas com a disposição de elementos sonoros. Em grande instalação audiovisual, o visitante encontra um espaço acolhedor, que traduz a hospitalidade mineira e oferece um aperitivo de como é estar no Destino Minas Gerais.

Artesanato mineiro

O artesanato também encanta os visitantes no cantinho de Minas Gerais na WTM Latin America. Peças de 23 artistas mineiros, contemplados na 5ª edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, ficam em exposição durante todo o período de realização da feira.  

A mostra é composta por trabalhos diversos, tais como cerâmicas utilitárias e decorativas, bordados e escultura em diferentes plataformas. Além do Sebrae-MG, a exposição tem realização da Secretarias de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Econômico (Sede) e do Serviço Social Autônomo (Servas).  

Léo Bicalho / Secult


Muitas das obras usam como matéria-prima o barro e a argila. Esse é o caso do ateliê Miguel de Souza, de Betim, quem tem como inspiração o folclore mineiro e a religiosidade, e do Atelier Sebastião Pimenta, que desenvolve a cerâmica artesanal de alta temperatura com técnicas inovadoras, como a macrocristalização. 

A madeira é base da obra do Bruarte, de Soledade de Minas, oficina de artesanato que cria jogos educativos, bonecos e peças para a decoração utilizando painel de teca e pinus, duas madeiras com certificação. Já o Osvaldo Artesão esculpe peças como bois, cavalos, vacas e carros de boi usando o kiri, madeira de reflorestamento que cresce mais rápido no mundo. 

Um dos representantes da tecelagem mineira é a Central Veredas, que usa a fibra do buriti para produção de suas peças. O trabalho da associação inclui a fiação, o tingimento, a tecelagem e o bordado. Já a obra do Ateliê Bordados Clareart, de Tiradentes, retrata flores, plantas, aves, casarios coloniais e crianças, bordados à mão em itens como colchas, peseiras, almofadas e telas. 

Outro destaque é que sete artesãos pertencem ao Vale do Jequitinhonha, região que tem a arte em barro tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) como patrimônio cultural imaterial. Os ceramistas estão representados na exposição pelas obras de Adriana Xavier, Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre e Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo, de Turmalina; Andréia Andrade, de Itaobim; e Augusto Ribeiro, de Santana do Araçuaí. 

O artesanato do Vale se faz presente também pelas peças das Bordadeiras do Curtume, associação de mulheres do Quilombo do Curtume, em Jenipapo de Minas, que retratam em sua obra tanto cenas do dia a dia quanto de um universo lúdico. A Tecelagem de Roça Grande, de Berilo, completa a lista de artistas do Jequitinhonha.  

 

  • Clique aqui para conferir a lista completa de artesãos na WTM Latin America 2023.

 



Últimas