Governo de Minas participa de Fórum Econômico Internacional, em Portugal

Secretaria da Casa Civil representa o Estado em evento que reúne autoridades políticas e investidores de países de língua portuguesa

imagem de destaque
Organizadores do FEI e palestrantes
  • ícone de compartilhamento

O debate sobre Mineração, Energia e Sustentabilidade é um dos principais temas a serem abordados no Fórum Econômico Internacional (FEI), com realização em Portugal, na cidade de Funchal, na Ilha da Madeira, até o próximo sábado (24/6). O evento reúne autoridades políticas, investidores e empresários de língua portuguesa com o objetivo de criar e facilitar oportunidades de negócios entre os países lusófonos. A Secretaria de Estado de Casa Civil representa o Governo de Minas nesta edição, iniciada nesta quinta-feira (22/6).

Além de tratar de assuntos importantes para a cooperação econômica e promoção do empreendedorismo, o FEI é um ponto de referência para a discussão em torno dos principais desafios dos países que tem o português como língua principal. Nesse contexto,  secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Aro, que será um dos palestrantes do fórum, pretende contribuir para apresentar Minas Gerais como grande potencial para receber investimentos.  

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, e o secretário-chefe da Casa Civil de Minas Gerais, e Marcelo Aro (Foto: Igor Tameirão)


“O nosso minério é um dos maiores responsáveis pelo crescimento do PIB. Vamos apresentar aos investidores e participantes nossos exemplos de sucesso e, assim, contribuir para alcançarmos a meta que o governador Romeu Zema tem de atrair meio trilhão de reais em investimentos para Minas. Temos uma relação comercial muito boa com Portugal destino para o qual exportamos nosso café e tantos outros produtos. Vamos aproveitar para mostrar que, além de um povo hospitaleiro, com uma gastronomia reconhecida mundialmente, o estado também tem lugares que valem muito a pena conhecer”, explicou o secretário da Casa Civil, que tem entre suas atribuições articular e assessorar parcerias nacionais e internacionais entre o Governo do Estado, investidores e entidades. 

Para Isabelle de Oliveira, presidente do Instituto Mundo Lusófono, entidade realizadora do fórum, a iniciativa é um importante passo na construção de um espaço com a participação dos principais personagens que podem auxiliar na economia mundial. Ela considera ainda que o FEI facilita a solução de entraves econômicos.  

“Evidentemente que a barreira da língua é muito maior no comércio de serviços que no comércio de mercadorias. É também um dos maiores entraves ao comércio de bens complexo de elevado valor acrescentado, que exige uma comunicação direta entre o importador e exportador, desafios que certamente serão aqui abordados”, explicou. 

 

Outras informações:
Fonte: Câmara Portuguesa de Minas Gerais 


Principais produtos exportados de Minas para Portugal em 2022

Café 1,77 milhões  
Querosene de aviação 1,51 milhões 
Resíduos de Cobre 560 mil 
Partes e peças de motores 514 mil 
Carboneto Químicos 133 mil 
Miúdos de Bovino 81 mil 
Preparações Capilares     80 mil 
Móveis e suas partes            67 mil 
Cabos de alumínio uso elétrico  66 mil 
Produtos têxteis 56 mil 
*Valores em dólar

           

Principais produtos importados de Portugal por Minas em 2022

Azeites de oliva 12,4 milhões
Peixes congelados 531 mil
Aparelhos - aquecimento elétrico 479 mil
Vinhos 257 mil
Chapas e películas de plástico 178 mil
Produtos têxteis - uso técnico 150 mil
Preparações e conservas de peixe 145 mil
*Valores em dólar

 

Municípios mineiros exportadores para Portugal e valores exportados

Lagoa Santa 1.514.853
Alfenas 777.012
Uberaba 609.616
Itajubá 577.806
Espera Feliz 231.670
Matipó 212.426
Belo Horizonte 205.845
Varginha 204.311
Patrocínio 200.555
Barbacena 133.497
*Valores em dólar



Últimas