Governo de Minas entrega 11 ônibus do Transporta SUS em Curvelo

Leitos de UTI Neonatal também foram inaugurados em hospital da cidade

Seguindo a meta de levar os serviços de saúde cada vez mais próximos ao cidadão, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), participou, nessa terça-feira (30/1), de duas importantes entregas que ajudam a alcançar esse objetivo em Curvelo, na região Central do estado.

Uma delas foi a entrega de 11 micro-ônibus para transporte de pacientes, que é realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Médio Rio das Velhas (Cismev). Os veículos fazem parte do programa Transporta SUS, que tem como objetivo qualificar e ampliar o serviço de Transporte Eletivo em Saúde.

Fábio Marchetto / SES-MG

A ideia é viabilizar o acesso dos usuários, de forma segura, aos pontos de atenção da rede assistencial do Estado, em tempo e local oportuno, para a realização de procedimentos de caráter eletivo - seja no próprio município de residência ou em outro município, nas regiões de saúde de referência.

“Esses ônibus são modernos e vão dar mais segurança nos transportes de pacientes. Isso é o que vai transformar o dia a dia das pessoas da região”, disse o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

Segundo Ricardo de Castro Machado, presidente do Cismev e prefeito de Presidente Juscelino, somente em 2023, o consórcio viabilizou o transporte de 98 mil pacientes.

O Cismev reúne onze municípios da região, e, além dos micro-ônibus entregues em Curvelo, recebeu recurso para aquisição de três Vacimóveis.

Além da entrega dos micro-ônibus, a SES-MG também participou da inauguração e do início do funcionamento da UTI Neonatal do Hospital Imaculada Conceição.

São dez novos leitos de UTI Neonatal, sendo quatro deles de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), quatro Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional e duas Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru.

Fábio Marchetto / SES-MG

Os dez novos leitos vão ampliar o acesso à saúde de recém-nascidos na região. Cerca de 180 mil habitantes de 11 municípios serão beneficiados.

“As gestantes da região agora não vão precisar se deslocar por longas distâncias para o atendimento de média e alta complexidade de seus filhos recém nascidos”, ressaltou o secretário Fábio Baccheretti.

Investimentos no município

O município de Curvelo recebeu, do Governo de Minas, incremento na Política Hospitalar Valora Minas de R$ 2.217.331,62, sendo R$ 1.575.236,58 destinados ao Hospital Imaculada Conceição e R$ 642.095,04 ao Hospital Santo Antônio.

A cidade também foi contemplada com a compra de um tomógrafo, no valor de R$ 1,5 milhão. O equipamento já está em funcionamento no hospital Imaculada Conceição, atendendo às demandas da população local e regional.

Em 2023, a SES-MG repassou recursos na ordem de R$ 2,5 milhões para Curvelo, destinados à compra de dois mamógrafos. O processo de compra está em andamento por parte do município.

Outro importante investimento do Governo de Minas na saúde da região é a compra do Vacimóvel, um veículo adaptado com equipamentos e recursos para a promoção da vacinação no município, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais. O valor repassado pela SES-MG para a compra é da ordem de R$ 409 mil.

Entre 2018 e 2023, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais já repassou cerca de R$ 78,5 milhões para o Fundo Municipal de Saúde de Curvelo.

Comparando com o repasse de 2018, em 2023 foram repassados cinco vezes mais recursos, totalizando - somente em 2023 - cerca de R$ 22,6 milhões.