Governo de Minas e Azul inauguram rota para Salinas, que vai conectar BH ao Vale do Lítio

Nova operação para município do interior do estado vai facilitar o acesso de funcionários de empresas que atuam na região e de potenciais investidores

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas participou, nesta quarta-feira (6/12), do voo inaugural BH-Salinas. O evento marcou o início da operação que vai conectar a capital mineira ao município do Vale do Lítio e que será conduzida pela Azul Linhas Aéreas, via BH Airport, em Confins. A rota contará com três frequências semanais - às segundas, quartas e sextas-feiras -, realizadas em aeronaves Cessna Grand Caravan.

Sede / Divulgação

Outro destino anunciado para o Vale do Lítio em outubro, com previsão de início dos voos para 2024, vai ligar o município de Araçuaí a Belo Horizonte.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, analisa que, ao criar essas conexões, o Governo de Minas, por meio da Sede-MG e a Invest Minas (agência vinculada à pasta), incentiva o crescimento de todo o estado e evidencia para o mundo o amplo potencial mineiro, turístico e econômico.

“A inclusão de mais destinos mostra que Minas está pronta para receber não só o turista, mas também uma gama variada de investimentos. Hoje, o Vale do Jequitinhonha, por exemplo, vive um momento singular, impulsionado por investimentos em recursos que visam à transição energética, como é o caso do lítio. Isso amplia nossa economia, além de criar mais oportunidades, empregos e renda”, destaca.

As passagens para os novos voos entre Confins e Salinas estão disponíveis para compra no site da Azul, na Central de Vendas ou nas agências de viagens parceiras. Para o gerente de Relações Institucionais da Azul, César Grandolfo, é muito importante ampliar as conexões da Azul em Minas Gerais. 

“Já temos uma identificação forte com o estado e com os mineiros. Agora, queremos aproveitar a nossa atuação no BH Airport e colaborar para aumentar o potencial da aviação regional em Minas”, explica.  

Salinas e o Vale do Lítio

O município de Salinas é conhecido como a capital Nacional da Cachaça e integra o Vale do Lítio, uma das prioridades atuais quando o assunto é atração de investimentos privados pelo Governo de Minas. A nova rota para a região vai, portanto, facilitar o acesso de funcionários das empresas que já atuam no Vale do Lítio e de potenciais investidores, que poderão instalar empresas, fábricas de componentes ou centros de pesquisa em Minas. 

“O Governo de Minas Gerais está empenhado em levar cada vez mais desenvolvimento e empregos para as regiões do Norte e Nordeste de Minas. Conectar todas as regiões de Minas é fundamental para incentivar a circulação econômica e atrair mais investimentos para as diversas localidades do estado”, afirma Fernando Passalio.

Além da cidade, o Vale do Lítio é composto por outras 13: Araçuaí, Capelinha, Coronel Murta, Itaobim, Itinga, Malacacheta, Medina, Minas Novas, Pedra Azul, Virgem da Lapa, Teófilo Otoni e Turmalina, no Nordeste de Minas, e Rubelita, no Norte mineiro. Atualmente, o programa lançado pelo Governo de Minas já contabiliza R$ 5,5 bilhões em investimentos privados e 10 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Expansão para Araxá e Patos de Minas 

Além do início da nova rota para Salinas, duas outras cidades mineiras ganharam, nesta semana, mais ofertas de assentos para voos, aumentando a capacidade de 126 para 560 lugares semanais. Araxá e Patos de Minas agora receberão voos operados pelo ATR 72-600, que possibilita mais comodidade aos passageiros.

 



Últimas