Governador visita projetos educacionais e de negócios em Visconde do Rio Branco

Iniciativas modernizam ensino e otimizam empreendedorismo no município

O governador Romeu Zema conheceu, nessa quarta-feira (10/8), iniciativas para a melhoria da educação, ambiente de negócios e geração de emprego em Visconde do Rio Branco, na região da Zona da Mata.

Ele visitou a Escola Municipal Dr. Carlos Soares, onde estudam quase 400 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundada em 1915, a escola, instalada em um prédio histórico na Praça 28 de Setembro, no centro da cidade, promove aulas de robótica e programação desde cedo para as crianças, e também oferece educação bilíngue. Os dois projetos contam com parcerias com uma empresa e uma escola de idiomas.

“Trata-se de uma escola que moderniza o ensino, e é isso que precisamos em Minas”, disse Zema, após ser apresentado às iniciativas. A secretária de Educação de Visconde do Rio Branco, Márcia Lúcia Balbino, explicou que o inglês é a matéria que mais reprova alunos da rede pública e que introduzir a familiaridade com o idioma desde cedo dispensa um trabalho intensivo nos anos finais do ensino médio.

“Aprendizagem é desenvolvimento de habilidades, quando eu abro minha mente para aprender algo novo, como inglês ou tecnologia, o meu cérebro se expande, os insights são muito mais profundos para a aprendizagem de português, matemática, geografia e qualquer outro conteúdo da grade curricular”, avalia Márcia Lúcia Balbino.

A secretária de Educação diz ainda que as aulas de tecnologia têm colaborado com a formação profissional dos estudantes.

Ambiente de negócios

Crédito: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Em seguida, Romeu Zema conheceu a Casa do Empreendedor, projeto inaugurado em março deste ano. A prefeitura dedicou o espaço para facilitar o acesso aos serviços necessários às empresas, como a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Cadastro Imobiliário, Sistema Nacional de Emprego (Sine), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vigilância Sanitária, Licitação, Fazenda, Posto da Receita Federal e um espaço destinado para treinamento, capacitação e reuniões para microempresários e produtores locais.
A Casa do Empreendedor cuida de todas as etapas de um negócio como abertura das empresas, trâmites burocráticos de regularização, oferta e preenchimento de vagas e direcionamento para processos licitatórios com a prefeitura. Por meio da iniciativa, cem pessoas conseguiram uma vaga de emprego somente na segunda quinzena de julho.

“Somos uma cidade simples, de quase 50 mil habitantes, mas temos um polo da fruticultura e da avicultura, e a Casa do Empreendedor realiza um trabalho inédito na região, positivo no sentido de favorecer novos mercados e atrair investimentos”, destaca o prefeito de Visconde do Rio Branco, Fabinho Antonucci. “A cidade está inovando, facilitando a vida de quem trabalha e de quem gera empregos”, endossou Zema.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.