Governador Valadares e região debatem potencial de atração de investimentos na Sudene

Cerca de 80 cidades foram incluídas na área beneficiada e podem utilizar recursos para atrair empresas e gerar empregos

Empresários, gestores públicos, profissionais e representantes de organizações empresariais e de classe se reuniram, nesta quarta-feira (24/8), no encontro "Governador Valadares e região na Sudene: o que as empresas ganham com isso?", no auditório do Centro Cultural da Univale.

O encontro teve por objetivo demonstrar para a sociedade civil da região as oportunidades que se abriram para os municípios que foram incluídos na área de abrangência da Sudene. O encontro foi realizado pela Prefeitura de Governador Valadares, com apoio do Governo de Minas, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Fazenda (SEF-MG), da Invest Minas, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e do Idene.

Ao todo, 80 cidades mineiras da região do Rio Doce passaram a fazer parte da área da Sudene no fim de 2021. Essa inclusão colocou ao alcance desses municípios e das empresas instaladas diversos incentivos federais, que podem ser utilizados para aquecer a economia e gerar mais empregos nessas localidades. Além disso, as cidades passaram a fazer parte também da área de influência do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), o que dá às prefeituras e empresas acesso a mais incentivos fiscais no âmbito estadual.

“As pessoas vão aprender como se beneficiar dessa inclusão, principalmente os empresários. Temos trabalhado muito nessa parte de preparar o ambiente para que as empresas enxerguem Governador Valadares com essa nova oportunidade quanto a ação da Sudene, do Banco do Nordeste e de outros bancos que também vão beneficiar seus clientes”, disse o prefeito do município, André Merlo.

Melhorias no ambiente de negócios

O diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, considerou que os municípios recém-chegados à Sudene têm mais condições para se estruturar e oferecer melhores condições para a atração de grandes empresas.

“As prefeituras podem acessar fundos para implementar melhorias como saneamento básico, urbanização e pavimentação. Os gestores podem aproveitar o momento para investir na desburocratização da legislação municipal e melhoria das condições para o empreendedor, como vem fazendo o Governo do Estado. Com isso, essas cidades podem se tornar bastante atrativas para investidores nacionais e internacionais, gerando emprego e renda para a população local”, disse o executivo.

Ilena Maria Lucena Villas, coordenadora de Incentivos Fiscais da Sudene, destacou os caminhos que devem ser feitos pelos empresários para serem contemplados com os incentivos fiscais. “De imediato, temos uma redução de 100% para até 17,5% do Imposto de Renda a recolher sobre o lucro operacional da atividade incentivada. Então, é uma oportunidade real de desenvolvimento”, afirmou Ilena.

A Sudene também disponibiliza acesso a benefícios do FDNE nos segmentos agropecuário; mineral; industrial; agroindustrial; infraestrutura de empreendimentos comerciais e de serviços (hotelaria, turismo, saúde, educação) e FNE (também para os segmentos agropecuário; industrial; mineral; agroindustrial; de infraestrutura, comércio e serviços).

Há isenção do imposto sobre a renda e adicionais não restituíveis; reinvestimento de 30% do IRPJ; incentivos fiscais acessados a partir da plataforma SIBF (Sistema de Incentivos e Benefícios Fiscais); acesso ao FDNE por meio da plataforma SigFDNE, no site da Sudene e acesso ao FNE por qualquer agência do Banco do Nordeste.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.