Governador Romeu Zema participa de posse do novo presidente do Tribunal de Contas de MG

Conselheiro José Alves Viana assume o posto para o biênio 2021-2022 e terá como uma das missões auxiliar o Estado a retomar o equilíbrio financeiro

O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (17/2), da posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), José Alves Viana, eleito para o biênio 2021-2022. Ele assume o posto no lugar do conselheiro Mauri Torres.

Em seu discurso, Zema ressaltou a importância do trabalho do TCE para a retomada do equilíbrio financeiro de Minas Gerais, transparência das contas do Executivo e a harmonia entre os Poderes.

"Desejo ao novo presidente, José Alves Viana, muito sucesso e sabedoria para conduzir esta Casa tão importante para Minas Gerais. Que este Tribunal, como tem feito, ajude a reerguer o nosso estado. Estamos completando 25 meses à frente do Governo de Minas com melhorias em todos os indicadores, na saúde, educação e segurança, e este órgão tem um papel decisivo em relação ao futuro do nosso estado", afirmou o governador.

Coletividade

O novo presidente do TCE-MG destacou que o objetivo da nova gestão é buscar o aperfeiçoamento e o desenvolvimento constante do órgão, agindo e atuando na proteção ao erário público e ao próprio gestor.

"Trabalharemos sempre focados e fundamentados no respeito aos princípios da supremacia do interesse público, da legalidade, da impessoalidade, da transparência e da eficiência dos gastos públicos. A nossa premissa é estar sempre em sintonia com o interesse da coletividade", afirmou José Alves Viana.

Durante o evento, também foi empossada a nova gestão do órgão. Para o cargo de vice-presidente foi eleito o conselheiro Gilberto Monteiro Diniz. O conselheiro Durval Ângelo foi eleito corregedor e o conselheiro decano Wanderley Ávila como ouvidor.

Novo presidente

Natural de Alagoas, José Alves Viana mudou-se para Curvelo ainda jovem. É casado e tem cinco filhos. Viana assumirá como presidente no biênio 2021-2022 e foi eleito para o conselho do TCE em 2012.

O novo presidente do órgão é pós-graduado em Direito Público: Controle de Contas, Transparência e Responsabilidade, pela PUC-MG. Formou-se em Medicina na Faculdade de Montes Claros, em 1975. Em 1982 foi eleito vereador em Curvelo e, em 1988, eleito prefeito do município. Foi vice-presidente e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.