Governador Romeu Zema inaugura nova planta do Laticínios Porto Alegre, em Antônio Carlos

Empreendimento vai propiciar a geração de empregos e renda, aquecer a economia e fortalecer o setor de lácteos em Minas Gerais

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou nesta quinta-feira (26/9), em Antônio Carlos, no Campo das Vertentes, da inauguração da nova planta dos Laticínios Porto Alegre no estado. Foram investidos R$ 100 milhões no novo empreendimento, que vai permitir a ampliação da produção do grupo e a geração de 117 empregos diretos, com benefícios para a região.

Durante o evento, o governador assinou o protocolo de intenções ao lado do presidente da empresa, João Lúcio Barreto, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Vítor de Mendonça. O objetivo é aumentar a capacidade láctea do estado e fortalecer as empresas do setor, tornando-as cada vez mais eficazes no processamento do leite e, consequentemente, mantendo Minas Gerais na liderança do segmento.

Romeu Zema destacou ações da sua gestão em prol da economia e da atração de novas empresas.

“Meu governo é um governo que quer dar todo apoio e não quer complicar, não quer criar obstáculos a quem trabalha. Temos trabalhado nesse sentido de desburocratizar, agilizar e não criarmos dificuldade para quem trabalha. Através do trabalho, criando empregos é que Minas e o Brasil poderão sair da situação que estão. O agronegócio tem sustentado nossa economia. Não fossem os produtores rurais e outras indústrias como essa daqui, a situação de Minas seria pior. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para que Minas volte a ser aquele Estado que tem condições de investir no que é importante, como Saúde, Educação, Segurança e Infraestrutura”, afirmou.

Com a nova fábrica, o grupo Porto Alegre passa de 80 para 120 produtos e será responsável pela produção de iogurtes e cream cheese - lançamentos da marca na categoria de refrigerados - além dos queijos tipo cottage e minas frescal. “É um passo importante na história da Porto Alegre, que amplia nossa participação no mercado lácteo com produtos de alto padrão de qualidade. Além disso, o projeto da fábrica é de fácil expansão, podendo dobrar de tamanho nos próximos anos”, explica o diretor-presidente da empresa, João Lúcio Barreto Carneiro.

Atualmente, a empresa processa cerca de 1 milhão de litros/dia em suas quatro unidades em Minas Gerais, e prevê crescer 20% até o fim do ano, com faturamento de cerca de R$ 900 milhões. O Grupo Laticínios Porto Alegre atua há 28 anos no mercado e gera cerca de 1,5 mil empregos diretos nas quatro fábricas em Minas (Ponte Nova, Mutum, Valência e Antônio Carlos).

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, destacou as medidas adotadas pelo governo estadual. “O Brasil passa por uma nova fase. Agradeço o apoio do governador à iniciativa privada, em prol da desburocratização e a simplificação para o setor produtivo”, disse.

Santa Casa

Aproveitando o “Giro pelo Estado”, o governador visitou a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. Ele conheceu as instalações do local, fundado há 167 anos. Na unidade, são realizados 240 partos por mês, segundo o diretor-geral Flávio Maluf.

A Santa Casa é referência para 51 municípios, atendendo 800 mil pessoas da região, além de servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) e do Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM). São dez leitos de UTI neonatal, um dos pontos fortes no atendimento, e dez leitos de UTI adulto. Ao todo, conta com 160 leitos e 500 funcionários.

O objetivo da visita foi permitir um contato entre o governador e a direção da unidade e também mostrar instalações de referência da unidade com atendimento do SUS.

Prefeitos e empresários

Ao final do dia, Romeu Zema esteve na Associação Comercial de Barbacena, onde se reuniu com dezenas de empresários e também com prefeitos da região. Além de ouvir demandas, o governador fez um panorama das principais providências tomadas em sua gestão e pontuou resultados já obtidos, como a melhora nos índices de criminalidade e também na geração de empregos nos primeiros oito meses do ano, colocando o estado entre os que alcançaram melhores resultados no setor em todo o país com 106.798 novos postos.

Também participaram da visita o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, os deputados Lafayette Andrada (federal), Doorgal Andrada e Coronel Henrique (estaduais), além de prefeitos, vereadores, empresários e lideranças da região.