Governador responde carta de estudante de 10 anos de Santa Catarina

Turma do 5º ano de escola pública municipal do Sul do país realizou atividade sobre os estados brasileiros e as capitais

Uma carta escrita por um estudante de 10 anos atravessou os mais de mil quilômetros entre o pequeno município de Lontras, no estado de Santa Catarina, até chegar às mãos de seu destinatário em Belo Horizonte, o governador Romeu Zema. A correspondência fez parte de uma atividade pedagógica realizada por alunos da Escola Municipal de Educação Básica Irmã Maria Tambosi e foi respondida pelo governador.

Na carta, escrita em 7/7, o estudante Vinícius Zimmermann explica que os alunos do 5º ano estão estudando os estados e capitais brasileiras e ele e os colegas enviaram correspondências para todos os governadores do Brasil para saber mais sobre as localidades.

Após se apresentar, Vinícius fala um pouco sobre sua cidade, que fica na região do Alto Vale do Itajaí. Colonizada por alemães e italianos, Lontras tem atividades econômicas na área da indústria, comércio, agricultura e pecuária. Entre as atrações, o garoto destaca a Festa do Colono, que completa 50 anos em 2022.

Imprensa MG

Vinícius perguntou a Romeu Zema se ele já conhecia Lontras, quais são as atrações turísticas de Minas Gerais e como é ser governador. Zema apresentou o estado ao estudante do ensino fundamental e falou um pouco sobre o cargo. “É uma carga de trabalho muito pesada. Minas Gerais é um estado grande: 21 milhões de habitantes, 853 municípios e realidades muito diferentes. Mas, por outro lado, é muito gratificante, porque temos feito muitas melhorias aqui no estado. Nesta minha gestão nós já reformamos mais de 1.400 escolas, só para poder te dar um exemplo”, conta o governador. “É bom saber que o nosso trabalho está contribuindo para melhorar a vida de tantas pessoas”, afirmou.

“Lontras eu só tinha ouvido falar o nome, Vinícius. Mas conheço Santa Catarina. Já estive em Florianópolis, Blumenau, Joinville, e também no famoso parque do Beto Carrero, onde levei minha filha quando ela era pequena. Mas indo a Santa Catarina quero conhecer sua cidade”, disse o governador na resposta ao estudante.

Aluno nota 10

A mãe de Vinícius, Rafaela Maiara Zimmermann, contou que o filho tinha grande expectativa em relação à resposta do governador. Segundo ela, o estudante escolheu enviar a carta para Minas Gerais por já ter visitado o estado em um passeio com a família. “Ele ficou muito contente. Ele é um aluno maravilhoso, muito estudioso, nota 10. Ele é bom em matemática, geografia e história”, conta. Segundo ela, o filho costuma dizer que quer ser professor, inspirado pelos familiares que seguiram a carreira na educação.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.