Filarmônica de Minas Gerais lança temporada 2023

No ano que vem, orquestra vai comemorar 15 anos. Campanha de assinaturas também já começou

A programação para 2023 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais já foi anunciada. O próximo ano será especialmente marcante na história da orquestra, que irá comemorar seus 15 anos.

“Da ousadia e da ambição que nortearam a criação da orquestra, formada por um grupo de jovens talentosos e promissores músicos do Brasil e do exterior, ao reconhecimento que hoje temos em nível internacional, a Filarmônica vem sendo exemplo de uma ação que muito nos honra e orgulha”, destaca o maestro Fabio Mechetti, regente titular e diretor artístico do grupo.

Para Mechetti, a Filarmônica de Minas Gerais conseguiu, em um curto espaço de tempo, se posicionar como o maior projeto sinfônico da América Latina neste milênio. O trabalho desenvolvido busca explorar a riqueza viva da história da música universal, por meio do trabalho contínuo dos músicos, solistas e regentes convidados, das equipes técnica e administrativa, e de todos aqueles que dão apoio e significado ao projeto. E tudo isso será celebrado na temporada 2023.

“Nos próximos anos, queremos não só consolidar esse indiscutível portfólio de conquistas, mas buscar novos horizontes, da formação de público ao fomento à criatividade musical e à constante busca de qualidade”, diz o maestro. Além disso, em essência, é objetivo seguir na missão de atuar como força de transformação da sociedade, concerto a concerto.

“Desde 2008, o Governo de Minas Gerais tem sido parceiro direto nesta ação de transformação cultural e social do povo mineiro, assim como nossos patrocinadores, que reconhecem o singular trabalho da Filarmônica. Também é preciso agradecer à sociedade, ao público em geral e aos assinantes, que, com sua confiança e seu aplauso, nos fortificam constantemente”, afirma. “Nesse tempo, Minas Gerais também conquistou uma sala de concertos reconhecida internacionalmente pela qualidade acústica e por seu maravilhoso desenho arquitetônico, a Sala Minas Gerais. Nela, aconteceram alguns dos momentos mais emocionantes da vida cultural de Belo Horizonte nos últimos anos”.

Assinatura

Também nesta semana, foi aberta a campanha de assinaturas da Orquestra Filarmônica, por meio da qual o público pode adquirir, antecipadamente, ingressos para todo o ano de 2023. Os interessados contam, anualmente, com pacotes promocionais para cinco séries de concertos: Presto e Allegro (realizadas às quintas-feiras), Veloce e Vivace (realizadas às sextas-feiras) e Fora de Série (aos sábados).

A temporada do próximo ano terá início em 2 e 3/3, com a Abertura Festiva de Shostakovich e com a estreia mundial de obra encomendada a Leonardo Martinelli, Concerto para Orquestra. A pianista coreana Joyce Yang retorna a Belo Horizonte para executar um dos mais admirados e desafiadores concertos do repertório pianístico, dando início à celebração dos 150 anos de nascimento de Rachmaninov. A regência é do maestro Fabio Mechetti.

Confira a programação e outros destaques da Filarmônica para 2023 neste link.