Fhemig promove atualização virtual para profissionais de Saúde

Iniciativa disponibiliza 29 cursos que capacitam para o enfrentamento à Covid-19

  • ícone de compartilhamento

Neste mês de abril, a Coordenação de Ações Educacionais da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) disponibilizou, via Plataforma de Ensino à Distância (EAD), 29 cursos voltados para técnicos de Enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos.

Do total, 27 cursos são restritos a servidores e foram criados para concentrar esforços em videoaulas para capacitar grupos profissionais específicos para o enfrentamento do coronavírus (Covid-19). Outros dois podem ser acessados por profissionais de outras entidades. 

“São 27 videoaulas contratadas para atender a uma relação de conteúdos, solicitados pela Diretoria Assistencial (Dirass). Fizemos um arranjo e, no final, acabamos oferecendo 29 cursos, sendo dois deles criados por profissionais da Fhemig e produzidos pela Prodemge",  explica o coordenador de ações educacionais, Francisco Rocha.

Atualização

Rocha destaca que no espaço de aprendizagem virtual há tanto produtos e serviços mais simples quanto mais sofisticados. "É possível, por exemplo, inserir textos para estudos, como se fosse um blog científico, mas também ter uma oficina para ensinar, produzir e, logo após, divulgar as videoaulas. Além disso, podemos abrir fóruns de discussão com tutores e salas de conversa para a interação dos profissionais”, enumera.

Ainda segundo ele, os cursos são essenciais para que haja uma atualização do profissional, a fim de prestar o serviço mais adequado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) infectados com a Covid-19, além de permitir ao profissional uma prática segura em relação ao paciente.

Público-alvo 

Profissionais da residência multiprofissional, aqueles recentemente contratados e os servidores que eventualmente serão remanejados para a linha de frente do combate à Covid-19 são o principal público-alvo.

De acordo com o coordenador, o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) já está selecionando profissionais nas unidades hospitalares da rede para as capacitações. Os cursos virtuais estão disponíveis na Plataforma EAD (http://ead.fhemig.mg.gov.br), no site da Fhemig. 

Interessados que não são servidores da Fundação poderão acessar os cursos sobre ventilação mecânica: um criado pelo pneumologista Mauro Vidigal, do Hospital Júlia Kubitschek, e outro pelo fisioterapeuta Douglas Capanema, do Hospital João XXIII.

 



Últimas