ESP-MG e SES-MG concluem série de webinários do Percurso Formativo abordando a segurança do paciente nos serviços de saúde

Este foi o terceiro Webinário do curso 03 do Percurso Formativo, que é composto por três módulos; o webinário está disponível no YouTube da Escola

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizaram nesta sexta-feira (28/4), o terceiro webinário do curso 03 do Percurso Formativo: Vigilância Sanitária: Conhecendo Áreas de Atuação. Neste webinário foi debatido o tema "Cultura de segurança do Paciente nos Serviços de Saúde" e o encontro fechou a série de webinários, que compõem o Percurso Formativo, estruturado em três módulos de ensino.

Este e os demais webinários estão disponíveis no canal do youtube da ESP-MG.

A segurança do paciente foi assunto escolhido em razão de sua importância para a vigilância sanitária e, também, porque neste ano o Programa Nacional de Segurança do paciente (PNSP) completou 10 anos de implantação. O PNSP foi instituído pela portaria nº 529, de 1/4/2013 e tem como objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Também em 2013 foi publicada a RDC 33/ 2013, que determinou a implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) em Serviços de Saúde

A exposição do tema do webinário foi feita pelo fisioterapeuta, professor doutor do Departamento de Saúde Coletivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (PPG QualiSaúde), Zenewton Gama, que expôs sobre a cultura de segurança do paciente nos serviços de saúde. A mediação foi conduzida pelo enfermeiro e Diretor de Vigilância em Serviços de Saúde da SES-MG, Anderson Macedo Ramos.

Panorama do Percurso

O superintendente de Educação e Pesquisa da ESP-MG, Paulo Sérgio Mendes César, que participou da abertura do webinário, parabenizou todos os discentes / profissionais que participaram do Percurso Formativo e destacou a relevância da ação, que envolve tanto a política de saúde, quanto as ações educativas, e ressaltou a parceria entre ESP-MG e SES-MG no planejamento e execução do curso.

O superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Filipe Curzio Laguardia, comentou que estava encerrando um ciclo da formação dos profissionais da vigilância, composto por três módulos. “A gente desenhou um Percurso Formativo, para que os profissionais de vigilância e outros profissionais de saúde adquirissem um conhecimento básico para atuação na vigilância sanitária”, afirmou.

Ele também fez um panorama do que foi o Percurso, que passou pelo curso 01, em que foi abordado os conhecimentos introdutórios de vigilância sanitária, com as bases conceituais. Depois com o curso 02, que tratou da fiscalização sanitária e versou sobre a estrutura física, inspeção sanitária e licenciamento, e agora com o curso 03, o último módulo, que apresentou as áreas de atuação da vigilância, passou pela vigilância de alimentos, medicamentos e congêneres e a vigilância dos serviços de saúde e de interesse de saúde, tema o qual este webinário está relacionado. O superintendente também enfatizou que a intenção é que novas turmas do Percurso Formativo sejam formadas futuramente.

A servidora da ESP-MG, Rose Ferraz Carmo, que faz parte da Coordenação de Promoção, Cuidado e Vigilância em Saúde (CPCVCS), área responsável pelo curso, expôs algumas informações e dados sobre a qualificação. Em relação aos webinários, que fazem parte das ações do Percurso, ela comentou que eles foram pensados para serem oportunidades de se aprofundar e debater alguns temas atuais e que também contaram com projetos pedagógicos específicos.

“Estruturamos um projeto pedagógico específico para os webinários, que nomeamos como 'A vigilância sanitária e o mundo do trabalho - reflexões'. E o que procuramos fazer nos webinários foi refletir, a partir do conteúdo trabalhado no Percurso, correlacionando diretamente com o cotidiano de trabalho dos profissionais”, detalhou.

Ela informou que, até o momento, o Percurso formativo qualificou 3.404 profissionais da vigilância, em diferentes municípios do estado. Para saber mais sobre as ações do Percurso Formativo, clique aqui.

Percurso Formativo

O projeto Percurso Formativo é fruto de uma parceria entre ESP-MG e SES-MG e tem como objetivo fornecer ao trabalhador da vigilância sanitária as bases e conceitos fundamentais para o desenvolvimento de suas ações na rotina de trabalho.

O Percurso é composto de três cursos, sendo que o Curso 01 aconteceu no segundo semestre de 2021; o Curso 02 do Percurso de Formação, com foco na fiscalização sanitária, ocorreu no primeiro semestre de 2022 e o Curso 03 que acontece no primeiro semestre de 2023 e tem como objetivo apresentar as áreas de atuação da vigilância.

O Percurso formativo realizou 10 webinários ao longo desses anos e todos eles estão disponíveis no canal da ESP no YouTube. Acesse: youtube.com/escolasaudepublicamg.