Escola de Saúde Pública credencia docentes para curso de qualificação de agentes comunitários

Inscrições poderão ser realizadas até o dia 5/7; Atividades serão realizadas de forma descentralizada nos municípios-sede

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) abriu, nesta quarta-feira (21/6), edital de credenciamento de docentes que poderão ser chamados para prestar serviço no Curso de Qualificação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A expectativa é de disponibilizar quatro vagas para os municípios de Francisco Badaró, Minas Novas, Serro e Virgem da Lapa, sendo uma para cada cidade.

ESP-MG / Divulgação

As inscrições poderão ser realizadas até as 17h do dia 5/7.  As pessoas interessadas em participar do credenciamento deverão, primeiramente, realizar cadastro no Sistema de Gestão e Acompanhamento de Credenciamento (Sigac), disponível neste endereço.

Caso ainda não tenha se cadastrado no sistema, é necessário criar login e senha de acesso – pessoal e intransferível – requisito necessário para poder acessar as funcionalidades para realização de inscrições.

São requisitos mínimos para participar do credenciamento: ter graduação em enfermagem e experiência de trabalho (exceto estágio) como enfermeiro em Unidade Básica de Saúde/Unidade de Atenção Primária em Saúde/Estratégia Saúde da Família do Sistema Único de Saúde (SUS), de, no mínimo, um ano, nos últimos seis anos.

Após a análise da documentação, serão selecionados os profissionais aptos e inaptos e se o número de candidatos classificados como aptos for superior ao número de vagas disponibilizadas, ocorrerá sorteio.

As atividades serão realizadas de forma descentralizada nos municípios-sede de curso. Os endereços dos locais onde ocorrerão as aulas serão definidos pelas secretarias municipais de saúde, em conjunto com a ESP-MG, e informados aos contratados em momento oportuno. O período previsto das aulas do Curso de Capacitação será de julho de 2023 a março de 2024.

Sobre o curso

A qualificação oferecida pela ESP-MG é destinada a Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de municípios do estado de Minas Gerais e tem como objetivo promover a qualificação dos ACS inseridos nas equipes das UBS, visando o aprimoramento de suas práticas, contribuindo para a melhoria do cuidado à saúde prestado à população.

O curso tem uma carga horária de 400 horas, sendo 200 horas de concentração (encontros presenciais em sala de aula) e 200 horas distribuídas em atividades de dispersão (atividades a serem realizadas no cotidiano de trabalho do ACS, nas unidades básicas de saúde). O momento de concentração será realizado no espaço fornecido pelo município-sede e o de dispersão será realizado nas próprias Unidades Básicas de Saúde de atuação do ACS.

• Todas as etapas do processo de credenciamento serão divulgadas neste site;