Em aeronave cedida pelo Governo de Minas, Rio Grande do Norte faz remoção de paciente para transplante no Ceará

Articulação interestadual foi feita para atender jovem de 18 anos

  • ícone de compartilhamento

SES / Divulgação

Uma paciente potiguar, de 18 anos, foi transportada de avião na manhã desta terça-feira (13/12) para o Ceará, com o objetivo de realizar um transplante de fígado na capital daquele estado. A jovem foi levada em aeronave cedida pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), após articulação feita pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com o Governo de Minas, por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

A expectativa é de que a paciente passe pelo transplante no Hospital Geral de Fortaleza o mais breve possível. A Central de Transplantes do RN garantiu leito de UTI ainda nesta terça-feira.

Todo o processo contou com a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do RN, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Força Aérea Brasileira e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social.

A paciente estava internada no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), em Natal, e foi indicada para receber um novo fígado. A partir daí, a Secretaria de Saúde do RN realizou as movimentações para a transferência ao Ceará.

O Samu RN fez o transporte da paciente entre a unidade hospitalar e a Base Aérea de Natal, de onde o avião, que saiu de Minas Gerais, partiu em direção ao Ceará, para onde a jovem seguiu acompanhada pela mãe dela.

 

 



Últimas