Distrito industrial vai diversificar economia em Mariana e região

Parceria entre BDMG, Fundação Renova e município destina R$ 14,7 milhões para implantação do novo complexo

Crédito: Bruno Simões

A cidade de Mariana, na região Central do estado, vai ganhar um distrito industrial. O projeto foi lançado em reunião realizada nessa segunda-feira (24/10), a partir da assinatura do termo que irá transferir recursos da ordem de R$ 14,7 milhões para a implantação do complexo.

Os recursos, não reembolsáveis, serão transferidos pela Fundação Renova e têm o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) como agente responsável pelo acompanhamento, desde a análise do projeto apresentado pelo município, até sua completa finalização. Caberá à Prefeitura de Mariana a licitação e a execução das obras. O termo foi assinado pelo prefeito de Mariana, Ronaldo Alves Bento (PSB), o presidente do BDMG, Marcelo Bomfim, e o presidente da Fundação Renova, Andre de Freitas.

“É um momento muito importante para Mariana, e o BDMG está pronto para somar, para ajudar a cidade a atrair novas empresas e investimentos, a gerar emprego e desenvolvimento, colocando o município de novo no lugar de destaque que ele merece”, afirmou o presidente do BDMG, Marcelo Bomfim.

O presidente do BDMG disse também que o banco está preparado para apoiar empresas e municípios mineiros com linhas e condições especiais. “Queremos entender todas as realidades do nosso estado e nos aproximar cada vez mais das cidades mineiras, não apenas por meio de linhas de crédito destinadas às empresas, como também linhas de crédito voltadas exclusivamente para os municípios”, acrescentou Bomfim.

Para o prefeito de Mariana, Ronaldo Alves Bento,“a liberação de recursos para este distrito é um marco para a cidade de Mariana, que está caminhando para a diversificação de sua economia”.

Parceria

O BDMG tem sido parceiro da Fundação Renova em diversas ações relacionadas ao desenvolvimento econômico das cidades mineiras em que atua. Um das ações, o Fundo Desenvolve Rio Doce é um programa de financiamento de capital de giro para micro e pequenas empresas, que conta com condições de análise crédito diferenciadas e taxas de juros  abaixo da média do mercado.

Em cinco anos, o volume total de desembolsos atingiu mais de R$ 60 milhões somente em Minas Gerais, para quase 1,3 mil empresas, representando apoio a mais de 7,8 mil empregos.

Outro exemplo, o Compete Rio Doce, criado em parceria com o Sebrae, atuou por dois anos (até outubro de 2020) permitindo a análise e o acompanhamento a cerca de 300 empresas que apresentavam condições de crédito mais fragilizadas. Foram liberados recursos da ordem de R$ 7 milhões para 127 empresas. Cerca de 800 empregos foram apoiados.

Por fim, o Diversifica Mariana foi criado em 2018 para equalização de taxas de juros de forma a tornar o investimento de empresas de médio e grande porte para a cidade mais atraente. Foram destinados R$ 55 milhões para a finalidade, valor que pode alavancar investimentos de até R$ 600 milhões na cidade. Este programa encontra-se em fase de reformulação, de forma a atender tanto o empresariado local como o externo de maneira mais assertiva.

O presidente da Fundação Renova, Andre de Freitas, ressaltou que a transferência de recursos "vai permitir a estruturação de um distrito para receber novas empresas, gerar empregos, gerar renda e, assim, contribuir com a diversificação da economia de Mariana".