Clínica Médica do Hospital do Ipsemg incorpora estagiários em Medicina

Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas adquirem experiência profissional com a equipe do hospital

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), em Belo Horizonte, recebeu, em agosto de 2022, o primeiro grupo de acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) para a realização do Estágio Curricular Obrigatório na área de Clínica Médica.

De acordo com o médico Guilherme Santiago Mendes, e também gerente de Ensino, Pesquisa e Informações em Saúde (Gepis) do Ipsemg, este programa de ensino tem benefícios para ambas instituições. “O Ipsemg oferece um campo de estágio de alto nível e recebe em troca investimentos na qualificação do seu corpo clínico e da sua estrutura hospitalar voltada para ensino e pesquisa”, destaca.

Ele explica ainda que a implementação deste processo de ensino era um desejo antigo das duas instituições, que estão localizadas bem próximas, e se concretizou. “Nossa missão fundamental será sempre assistir bem os nossos beneficiários. Assim, fazer da assistência aos pacientes um ensino aos alunos e residentes significa mais estudo, mais atualização e discussão clínica permanente. Evoluir e fazer evoluir é o estímulo para todo médico idealista”, explica Guilherme.

A seleção foi realizada por meio de edital e a escolha se deu pela instituição que apresentou as melhores notas do Ministério da Educação (MEC) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O primeiro módulo do estágio acontece até 4/9 e, a cada cinco semanas, os grupos de estagiários serão renovados.

Experiência enriquecedora

Bárbara Simões Peixoto é acadêmica de Medicina do 11º período da FCMMG e estagiária do Ipsemg desde o início de agosto. Ela conta que o estágio é um momento de muita expectativa para os acadêmicos, visto que é a oportunidade de interligar a teoria e a prática, por meio da troca de conhecimentos e experiências. Ela ainda acrescenta que os residentes e os preceptores do HGIP são muito pacientes, atenciosos e disponíveis para explicar cada um dos casos.

“Com certeza esse estágio está superando as minhas expectativas e tornando meu internato mais leve, agradável e com muito aprendizado. Estou encantada com a receptividade e união de todos os funcionários. Todos se ajudam e eu me sinto verdadeiramente incluída como parte da equipe, realmente é o que me falaram: ‘O Ipsemg é uma família’. Isso para mim é um grande diferencial do HGIP e dos profissionais da área de saúde do Instituto”, afirma Bárbara.

Estágio e residência

O residente é um médico formado que faz uma prova de seleção e que após ser admitido, passa dois anos, pelo menos, na instituição. Ao longo desse período, o recém profissional trabalha sob a supervisão e orientação de um ou mais preceptores.

O estágio curricular é uma disciplina obrigatória enquanto o estudante realiza o curso. Durante o período de estágio, os alunos acompanham todas as atividades junto ao residente e preceptor. Eles acompanham os exames, prescrições e discussões como um aprendiz, não como um médico formado.

Sobre o HGIP

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) realiza atendimento de média e alta complexidade e atende, aproximadamente, 12 mil internações anuais. Pertencente a rede própria do Ipsemg, o hospital está localizado na Alameda Ezequiel Dias, número 225, no Centro de Belo Horizonte.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas