Circuito E-Minas reúne governo e líderes empresariais em debate sobre ações para o desenvolvimento do estado

Atividade realizada em seis cidades mineiras reuniu centenas de pessoas em torno de oportunidades que fomentam a economia e geram empregos

Governo do Estado e a Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado de Minas Gerais (Federaminas) reuniram centenas de lideranças dos setores público e privado em Uberlândia, Juiz de Fora, Pouso Alegre, Montes Claros, Contagem e João Monlevade para debater as oportunidades para os empreendedores nos âmbitos local, regional e estadual. Os encontros em agosto e setembro fizeram parte de edições do Circuito E-Minas 2022.

Os painéis tiveram a participação de representantes de órgãos do governo estadual, como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Subsecretaria de Desenvolvimento Regional, Invest Minas, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e de associações empresariais que falaram sobre liderança estratégica, associativismo, desenvolvimento, atração de negócios e novidades do mercado. Além do vasto conteúdo, os participantes puderam também trocar ideias, ampliar a rede de networking e traçar estratégias para a melhoria do ambiente de negócios em Minas Gerais.

Retomada econômica

A edição de Juiz de Fora contou também com a participação do governador Romeu Zema, que destacou os resultados da melhoria do ambiente de negócios em Minas Gerais. “Em 2018, a nossa participação no PIB nacional era de 8,8%. No último ano, esse número cresceu e hoje nossa economia representa 9,3% do PIB nacional. Queremos continuar o nosso trabalho em Minas Gerais e prosseguir avançando cada vez mais”, afirmou o governador.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, fez um balanço extremamente positivo dos encontros com líderes empresariais e políticos de diversas regiões do estado. “Tive a oportunidade de participar dos encontros do Circuito E-Minas para ouvir e conhecer ainda mais a realidade das associações comerciais. Na ocasião, reiteramos o compromisso da Sede em gerar oportunidades efetivas de negócios, com o apoio do associativismo. Acredito que ações como essas têm muita importância, uma vez que são capazes de alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico do nosso estado, por meio da geração de emprego e renda de forma mais eficaz e sustentável”, afirmou.

Balanço

O diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, destacou, durante a etapa de Montes Claros, os resultados da atual gestão na atração de investimentos, chegando à marca de R$ 264 bilhões em novos aportes desde janeiro de 2019, com a geração de mais de 500 mil empregos diretos. Para aumentar ainda mais esses números, as parcerias com as prefeituras e instituições para melhorias da infraestrutura dos municípios são fundamentais. “As empresas que buscam novas cidades para expandir querem encontrar um ambiente de negócios favorável, uma cidade amigável e que tenha boa infraestrutura para se instalar e crescer por ali”, disse Braga.

O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, avaliou que a abertura do Governo de Minas em dialogar de forma próxima com municípios e associações locais é o melhor caminho para fazer o estado crescer. “É uma forma de disseminar informações sobre como os municípios devem se preparar para a atração de investimentos. Por meio desse diálogo, as cidades percebem que podem trabalhar como o foco em trazer novos investimentos para cada região e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais”, disse.