Chame a Frida: Polícia Civil de MG conquista 1º lugar em Concurso Inovação no Setor Público

Projeto concorreu na categoria 2: inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual, do Distrito Federal e Municipal

PCMG / Divulgação

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou de solenidade da 26º edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, no Distrito Federal, neste mês. Na ocasião, a PCMG concorreu com outros cinco órgãos públicos e conquistou o primeiro lugar pela melhor prática inovadora, na categoria 2: inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual, do Distrito Federal e Municipal.

Em um total de 283 iniciativas submetidas, o Chame a Frida foi uma das 18 práticas inovadoras finalistas do Concurso Inovação, que escolheu seis práticas em cada categoria.

Participaram da solenidade a delegada Adeliana Xavier Santos e a escrivã Ana Rosa Campos, envolvidas no projeto.

Chame a Frida

O projeto Chame a Frida consiste no atendimento virtual direcionado a mulheres vítimas de violência. Implantado inicialmente pela Delegacia Regional de Manhuaçu, em abril de 2020, a Frida é uma atendente virtual, que utiliza o Whatsapp para atender de forma imediata às solicitações de mulheres vítimas de violência por meio de mensagens pré-programadas.

Na prática, a mulher inicia uma conversa e, de forma automática, é feito o acolhimento e esclarecimento das principais dúvidas. Além disso, a atendente virtual pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar serviços disponíveis.

Por meio desse serviço, também é possível agendar horário para comparecimento a uma unidade policial, programar a realização do exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e sobre medidas necessárias em caso de violência, além de orientações sobre procedimentos legais e de proteção. Sempre que necessário, a mulher é direcionada para falar diretamente com um policial civil. É um serviço 24 horas, fácil, rápido e discreto.